Prefeitura de Salvador e representantes do Ministério da Saúde na Bahia unem forças para melhoria contínua do SUS

Em busca do fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) em Salvador, a vice-prefeita e secretária municipal da Saúde, Ana Paula Matos, se reuniu na manhã desta quinta-feira (3), com a nova equipe da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde na Bahia (SEMS/BA), na sede da SMS, no Comércio.

 

Durante o encontro, foram abordados os principais pontos de atenção à saúde do município e pactuado um diálogo permanente e troca de experiências entre os entes municipal e federal, visando melhorias na rede. 

 

Ana Paula Matos destacou a importância do encontro para o fortalecimento da municipalização e governança do SUS na capital baiana. “A Secretaria Municipal da Saúde está tendo a honra e alegria de receber a nova equipe da Superintendência do Ministério da Saúde na Bahia, aqui representada pelo seu superintendente Carlos Alberto Trindade, buscando uma maior aproximação com o município, com um único objetivo de fazer um SUS melhor e mais forte, como a ministra Nízia Trindade vem propondo para o país. Precisamos muito dessa integração, porque depois da pandemia, Salvador e a grande maioria das cidades brasileiras, têm um desafio maior do que nunca. E é com essa parceria que a gente vai buscar superá-lo”, afirmou.

O superintendente Carlos Alberto Trindade corroborou as declarações da gestora municipal, defendendo a relação de proximidade entre MS e SMS, o que refletiria positivamente em todo o Estado. 

 

“Primeiro quero agradecer a deferência da vice-prefeita e secretária de nos receber. Estamos assumindo a função no Estado de representar o Governo Federal em todos seu programas e projetos. Nosso objetivo é estabelecer parcerias, em particular, com Salvador, não só pela importância estratégica de ser a nossa capital, onde está localizada nossa sede, mas por toda repercussão que isso tem no ‘conjunto’ da saúde da Bahia. Enfim, são várias linhas de ação do Ministério que agora passam pela representação da Superintendência. Estamos, então, fazendo essa visita de aproximação para que possamos seguir em frente”, finalizou.

 

Também estiveram presentes Márcia Barros, Diretora de Gestão Estratégica de Pessoas e Processos em Saúde, Zaida Melo, assessora de Interinstitucional, ambas da SMS, e Ana Maria Moraes Rebouças, da SEMS/BA.

Outras notícias

POLÍTICA

João Cláudio Bacelar homenageia presidente da CTB com Medalha Thomé de Souza

25 de Junho de 2026

SAÚDE

Prefeitura de Salvador amplia assistência pediátrica com início das atividades de dois Gripários na rede municipal

25 de Junho de 2026

CIDADE

Queda de árvore bloqueia rua no Rio Vermelho e afeta trânsito na região

25 de Junho de 2026

ESPORTE

Contagem regressiva: falta um ano para Salvador receber a Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027

25 de Junho de 2026

SAÚDE

Academia Salvador do Dique do Tororó completa dois anos com mais de 100 mil atendimentos

25 de Junho de 2026

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

Advogado baiano viraliza ao retratar com humor o cotidiano da profissão 06 de Maio de 2026

TJBA lança app para vítimas pedirem medida protetiva, nesta segunda-feira 09 de Março de 2026

Amado Batista é condenado por morte de criança dentro de sua fazenda 25 de Junho de 2026

Maria Bethânia celebra 80 anos e recebe homenagens de fãs e artistas 18 de Junho de 2026