Técnicos municipais são homenageados em evento pelo Dia Nacional da Vigilância Sanitária
Os 150 servidores da Vigilância Sanitária (Visa), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Saúde (SMS) da Prefeitura de Salvador, foram homenageados durante evento realizado nesta segunda-feira (7), no auditório da Unidompedro, no Comércio. A comemoração, em alusão ao Dia Nacional da Vigilância Sanitária (5 de agosto), destacou a relevância do trabalho dos técnicos que atuam na proteção e promoção da saúde.
A importância de cumprir os pré-requisitos legais da Visa na abertura e manutenção de um negócio foi reforçada durante a palestra realizada pelo advogado e procurador de Salvador, Bruno Luís Amorim Pinto. A diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental (Divisa), representada pela titular Mariza Eduane Costa Pinheiro, também marcou presença no evento.
Diariamente, equipes da Visa atuam nas ruas para que normas sanitárias sejam cumpridas e a qualidade dos produtos e serviços seja assegurada, oferecendo assim um ambiente mais seguro para a população soteropolitana. A secretária da Saúde e vice-prefeita, Ana Paula Matos, participou do evento e abriu a fala reforçando a importância do trabalho dos fiscais.
“É uma alegria comemorar esse Dia da Vigilância Sanitária e reconhecer o trabalho desses profissionais que têm a responsabilidade de garantir a promoção à saúde. Nossa ideia não é uma Visa punitiva, e sim uma estrutura com capacidade de orientar e nos ajudar a prevenir os problemas. Então, se a gente consegue orientar um cidadão sobre como seguir as normas, ele já começa seu negócio de maneira adequada e assim todo mundo ganha”, considerou a secretária, acrescentando que o poder público municipal está aberto para toda e qualquer contribuição de melhoria para o serviço.
É papel da Vigilância Sanitária garantir a segurança do que a população consome, a exemplo dos segmentos de saúde, alimentação e farmácia. A diretora de Vigilância e Saúde (Dvis), Andrea Salvador, declarou que os fiscais de controle sanitário atuam diariamente, zelando pela saúde do cidadão através das suas inspeções. “Visitamos locais que vendem e produzem alimentos, farmácias, unidades de saúde, enfim, todos os lugares que podem representar riscos. Fazemos uma avaliação de risco para reduzir a possibilidade de a população ter um adoecimento”, explicou.
A diretora afirmou que o trabalho é feito em duplas e os servidores estão distribuídos nos 12 distritos sanitários de Salvador. “Nossas equipes saem para as inspeções e, a partir daí, liberar os alvarás iniciais. Quem tem comércio ou queira abrir algum, precisa se submeter ao regramento da Vigilância Sanitária para ter o seu estabelecimento de forma regulada dentro do município”, destacou.
Viés educativo – À frente da coordenação das equipes de rua da Visa, Ludmila Costa ressaltou o viés educativo do trabalho. “Hoje o foco da Vigilância é fazer com que o cidadão entenda o quanto é fundamental respeitar as regras. Atuamos no sentindo de orientar”, disse.
Sobre a comemoração, a coordenadora afirmou considerar essencial valorizar o papel dos técnicos. “Hoje estamos aqui para celebrar com a categoria. Nosso papel na sociedade é vital e somos parceiros e parceiras da população”, completou.
Qualquer cidadão pode solicitar os serviços ou realizar denúncias à Vigilância Sanitária, através do Fala Salvador, no número 156. Para prestação do melhor serviço, a Visa monta um cronograma de capacitação dos servidores que ocorre ao longo do ano.
Outras notícias

Projeto na Câmara busca responsabilizar empresas em casos de suicídio por assédio moral
22 de Agosto de 2025

Deputado baiano critica indiciamento de Silas Malafaia por se manifestar contra Alexandre de Moraes
21 de Agosto de 2025

Simm oferece 167 vagas para esta quarta-feira (20) Simm oferece 167 vagas para esta quarta-feira (20)
20 de Agosto de 2025

Operação Falso Crédito: trio é preso por fraudes contra idosos do INSS
20 de Agosto de 2025

Vitória retorna aos treinos com foco no jogo contra o Flamengo
20 de Agosto de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
