Saúde recebe Premiação de Honra ao Mérito da Diversidade Cultural LGBT+

O Grupo Gay da Bahia (GGB), concedeu o Prêmio de Honra ao Mérito Cultural da Diversidade LGBT para a Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (SMS). A honraria reconhece as ações e serviços da pasta em prol da comunidade LGBT+, especialmente o Programa Saúde da população de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais. A vice-prefeita e titular da SMS, recebe a premiação no próximo dia 8 de setembro, às 16h, na Casa do Carnaval - Praça da Sé, Centro Histórico.

 

Em comunicado oficial, o GGB aponta os avanços na implementação da Política Nacional de Saúde LGBT no município de Salvador, com destaque para a implementação das Unidades Básicas Amigas de Saúde LGBT - projeto exitoso de ampliação do acesso e qualificação da atenção à saúde desse grupo na Atenção Primária à Saúde; e pela implantação do Ambulatório Municipal Especializado em Saúde LGBT, previsto pra ser inaugurado no próximo mês.

 

“A Secretaria ainda se destaca na produção de materiais educativos, qualificação das equipes de saúde e adequação dos sistemas de informação para respeito a identidade de gênero de pessoas trans, incluindo o respeito ao Nome Social”, diz o documento. E mais: “aplaudimos vossa iniciativa que além de possuir ideias incríveis utiliza arquétipos culturais LGBT de forma positiva que ao tempo que nos representam, estimulam novas ações do gênero junto aos diversos setores da sociedade brasileira, formado por empresas, órgãos públicos, indivíduos e organizações da sociedade civil”, assinala o CGB -  entidade da sociedade civil fundada na cidade de Salvador em 28 de fevereiro de 1980 que promove a cultura, cidadania e direitos civis dos LGBT na Bahia e no Brasil.

 

Ana Paula Matos comemorou a honraria e reafirmou o compromisso da SMS em continuar contemplando a diversidade nos serviços de saúde no âmbito do SUS municipal. “Temos equipes competentes e comprometidas para garantir a aplicabilidade das políticas nacionais voltadas ao público LGBT* na SMS. Esse prêmio é um reconhecimento importante, pois demonstra que essas práticas, não só as preconizadas pela legislação, mas também as iniciativas próprias, estão de acordo com as necessidades. Parabenizo a todos os envolvidos e agradeço especialmente ao CGB, e reafirmo nosso compromisso em seguir sendo referência no cuidado com a comunidade LGBT+ e na valorização de todas as vidas”, agradeceu.

 

Prêmio

A honraria criada em 2009 tem por finalidade premiar personalidades, órgãos, empresas, marcas, entidades públicas e privadas, estaduais e nacionais, que se distinguiram  por suas relevantes contribuições a diversidade cultural LGBT atuando de forma efetiva no combate a LGBTfobia favorecendo a criação junto a sociedade em geral de ambientes e climas favoráveis para o fortalecimento da cidadania democrática de cerca de 10% da população brasileira constituída por LGBTs, junto a população em geral.

 

Outras notícias

POLÍTICA

João Cláudio Bacelar homenageia presidente da CTB com Medalha Thomé de Souza

25 de Junho de 2026

SAÚDE

Prefeitura de Salvador amplia assistência pediátrica com início das atividades de dois Gripários na rede municipal

25 de Junho de 2026

CIDADE

Queda de árvore bloqueia rua no Rio Vermelho e afeta trânsito na região

25 de Junho de 2026

ESPORTE

Contagem regressiva: falta um ano para Salvador receber a Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027

25 de Junho de 2026

SAÚDE

Academia Salvador do Dique do Tororó completa dois anos com mais de 100 mil atendimentos

25 de Junho de 2026

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

Advogado baiano viraliza ao retratar com humor o cotidiano da profissão 06 de Maio de 2026

TJBA lança app para vítimas pedirem medida protetiva, nesta segunda-feira 09 de Março de 2026

Amado Batista é condenado por morte de criança dentro de sua fazenda 25 de Junho de 2026

Maria Bethânia celebra 80 anos e recebe homenagens de fãs e artistas 18 de Junho de 2026