Prefeitura inaugura I Ambulatório Municipal Especializado em Saúde LGBT+ nesta sexta-feira (1)
Com o propósito de avançar na atenção à saúde integral das pessoas LGBT+, compreendendo o impacto da discriminação e do preconceito cotidiano no contexto de vida e saúde dessa população, a Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), inaugura nesta sexta-feira (01), às 08hs, o I Ambulatório Municipal Especializado em Saúde LGBT+, anexo do Multicentro de Saúde Carlos Gomes.
Na ocasião, a vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos irá detalhar a estratégia e apresentar o novo equipamento para a sociedade soteropolitana, autoridades municipais e estaduais, parceiros/as, representantes LGBT+ e imprensa. A criação do ambulatório representa mais um passo importante na implementação da Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros, na capital baiana.
“Essa iniciativa pioneira reuniu esforços conjuntos da gestão para reafirmar o compromisso da PMS no cumprimento do Plano Municipal de Políticas e Direitos Humanos da população LGBT+, no Programa de Combate a LGBTfobia Institucional, assegurando um cuidado especializado, com acolhimento incondicional às vidas. Sem dúvidas, trata-se de uma iniciativa histórica necessária”, destacou Ana Paula Matos.
O ambulatório ofertará cuidado especializado em saúde nos seguintes eixos: Cuidado integral a pessoas trans e travestis, incluindo oferta de hormonização e acompanhamento das alterações corporais; Atenção aos casos de sofrimento mental moderado; Oferta de insumos de prevenção combinada ao HIV, incluindo a Profilaxia pré-exposição ao HIV (PrEP); Detecção precoce do câncer de colo do útero e mama.
Acesso - Para acessar o serviço, o(a) usuário(a) deve ser pessoa lésbica, gay, bissexual, pansexual, assexual, travesti, mulher trans, homem trans e pessoa não-binária, ter idade maior ou igual a 18 anos, ser moradora da cidade de Salvador e apresentar demandas de cuidado especializado. O novo serviço está localizado no anexo do Multicentro de Saúde Carlos Gomes e funcionará de segunda a sexta-feira, das 08 às 17hs. Os(as) pacientes podem procurar o serviço de maneira espontânea ou referenciados por outros serviços de saúde e serviços de assistência social e deve comparecer portando os seguintes documentos: Cartão do SUS, CPF, Documento de identificação com foto; e Ficha de referência/contra referência padronizado pelo SUS, quando referenciada.
Serviços: - O ambulatório funcionará com equipe multidisciplinar, oferecendo consulta com assistente social, enfermeira, farmacêutica, médica generalista, médico psiquiatra e psicologia. Entre as ofertas, destacam-se consultas médicas especializadas; consulta multiprofissional com psicólogos, enfermeiras e farmacêutica; atendimento de serviço social; dispensação e administração de hormônios; oferta de PrEP e testagem para HIV e outras ISTs; oferta de preservativos internos e externos, gel lubrificantes e ducha higiênica anal; coleta de exames laboratoriais e exame citopatológico do colo de útero; grupos psicoterapêuticos; atividades de educação em saúde e educação permanente; impressão de cartão SUS com nome social; encaminhamento de pessoas assistidas para outros pontos de atenção da rede.
Outras notícias
João Cláudio Bacelar homenageia presidente da CTB com Medalha Thomé de Souza
25 de Junho de 2026
Prefeitura de Salvador amplia assistência pediátrica com início das atividades de dois Gripários na rede municipal
25 de Junho de 2026
Queda de árvore bloqueia rua no Rio Vermelho e afeta trânsito na região
25 de Junho de 2026
Contagem regressiva: falta um ano para Salvador receber a Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027
25 de Junho de 2026
Academia Salvador do Dique do Tororó completa dois anos com mais de 100 mil atendimentos
25 de Junho de 2026
Do amor à indecisão 09 de Março de 2018
Advogado baiano viraliza ao retratar com humor o cotidiano da profissão 06 de Maio de 2026
TJBA lança app para vítimas pedirem medida protetiva, nesta segunda-feira 09 de Março de 2026
Amado Batista é condenado por morte de criança dentro de sua fazenda 25 de Junho de 2026