Evento debate direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista em Salvador

Os direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) foram debatidos em evento realizado na segunda-feira (11) na sede da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), no Comércio. Foram abordadas no encontro questões relacionadas a terapias, habilidades e potencialidades, além de direitos previdenciários.

A atividade foi fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Salvador, através da Sempre, com a Associação dos Defensores Públicos do Estado da Bahia (Adep-BA). O evento ocorreu em alusão à campanha nacional Setembro Verde, que busca avançar na inclusão de pessoas com deficiência.

A diretora de Políticas Públicas para a Pessoa com Deficiência da Sempre, Daiane Pina, destacou que a ideia do evento é promover o respeito ao direito da informação. “Isto para que as mães e as pessoas que são autistas possam conhecer seus direitos, os papéis da Defensoria Pública e da Prefeitura. Temos buscado abrir um diálogo grande com o público para que a população entenda que estamos para fazer a política pública de maneira ampla para todas as pessoas que estejam dentro do espectro”, detalhou.

A defensora pública e vice-presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado da Bahia (Adep-BA), Melisa Teixeira, reforçou a importância da parceria que visa alcançar as famílias soteropolitanas que possuem membros com o espectro autista. “Este é o momento de esclarecer dúvidas, esclarecer situações, para que as pessoas se empoderem de informações sobre como tratar e encaminhar as situações dos seus familiares na condição de cuidador e responsável”, afirmou.

Participaram ainda do evento a defensora pública titular da 1ª DP de Proteção aos Direitos Humanos da capital, Cláudia Ferraz, e o advogado previdenciário e ativista Cleudes Freitas.

O titular da Sempre, Junior Magalhães, falou sobre os frutos positivos da parceria entre os entes públicos na promoção de direitos. “É importante este estreitamento da relação da Sempre com a Defensoria Pública, órgão que tem uma pauta muito forte na defesa das pessoas com deficiência. O diagnóstico tem possibilitado uma crescente nos números de pessoas com TEA e precisamos facilitar o acesso das políticas públicas para atender aos autistas e seus familiares”, finalizou.

Promoção de direitos - Salvador é o primeiro município da Bahia a disponibilizar a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA). O objetivo da carteira é facilitar o acesso das pessoas com TEA a espaços públicos e privados na cidade, além de funcionar como um censo. Com isso, será possível obter dados relevantes como o número de pessoas com autismo na cidade, gênero, raça, idade e localização geográfica. Esses dados servirão para que a gestão municipal possa avançar com políticas públicas mais direcionadas e eficazes para este segmento da população.

Outras notícias

POLÍTICA

João Cláudio Bacelar homenageia presidente da CTB com Medalha Thomé de Souza

25 de Junho de 2026

SAÚDE

Prefeitura de Salvador amplia assistência pediátrica com início das atividades de dois Gripários na rede municipal

25 de Junho de 2026

CIDADE

Queda de árvore bloqueia rua no Rio Vermelho e afeta trânsito na região

25 de Junho de 2026

ESPORTE

Contagem regressiva: falta um ano para Salvador receber a Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027

25 de Junho de 2026

SAÚDE

Academia Salvador do Dique do Tororó completa dois anos com mais de 100 mil atendimentos

25 de Junho de 2026

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

Advogado baiano viraliza ao retratar com humor o cotidiano da profissão 06 de Maio de 2026

TJBA lança app para vítimas pedirem medida protetiva, nesta segunda-feira 09 de Março de 2026

Amado Batista é condenado por morte de criança dentro de sua fazenda 25 de Junho de 2026

Maria Bethânia celebra 80 anos e recebe homenagens de fãs e artistas 18 de Junho de 2026