Salvador realiza Dia Donut Global para promover Economia Circular  

Nesta segunda-feira (13), o Espaço Colabore, no Parque da Cidade, bairro do Itaigara, sediou o Dia Donut Global, promovido pelo Doughnut Economics Action Lab (Deal) em parceria com a Secretaria de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), da Prefeitura de Salvador. O evento proporcionou uma série de atividades ao longo do dia, incluindo oficinas, transmissão de filmes, videoconferências globais, debates e mesas de discussão centradas na Economia Donut.   

 

A programação do dia incluiu diversas atividades, como uma oficina de introdução à Economia Donut, a transmissão do filme “Biocêntricos”, um painel sobre biomimética, atividades mundiais online, uma oficina “Desenrolar o Donut” e uma aula magna da Professora Kate Raworth, encerrando com um painel sobre o engajamento da cidadania nos objetivos da sustentabilidade. 

 

O representante da Deal no Brasil, Xavier Veciana, explicou que a Economia Donut, desenvolvida pela economista britânica Kate Raworth, busca equilibrar as necessidades humanas básicas dentro dos limites ambientais do planeta. “Muitas concentrações urbanas já estão aplicando as estratégias”, contou.  

 

De acordo com o gestor, nunca havia sido celebrado o Dia da Economia Donut Internacional. “Quarenta cidades no mundo estão celebrando o dia, fazendo palestras, debates, cerimônias e festivais, mostrando as iniciativas locais dos lugares que já está se aplicando e quais são as experiências. Hoje é um intercâmbio de experiências da Economia Circular Donut”, explicou.  

 

O secretário interino da Secis, Ivan Euler, destacou que o objetivo do evento é trazer um pouco da consciência da Economia Donut para a capital baiana. “A Economia Circular e a Economia Donut têm essa preocupação de ter uma economia ecologicamente justa e pensada na questão social. Isso é importante e estamos trazendo essa consciência através desse evento. Aqui também apresentei algumas ações da Prefeitura ligada à Economia Donut, ligada à essa preocupação com o meio ambiente e com a parte social”, declarou.  

 

A gestora do Espaço Colabore, Taíse Santos, expressou a relevância do evento para a promoção da inovação social, empreendedorismo e sustentabilidade. “O Espaço Colabore trabalha com o objetivo de desenvolvimento sustentável e o escopo da metodologia Donut integra e faz essa convergência. Para nós, é um prazer trazer essa metodologia e disseminar esse conhecimento. O objetivo do espaço é esse fomento ao empreendedorismo, para que as pessoas tenham um lugar gratuito para fazer esses eventos, então essa parceria é nesse sentido”.  

Outras notícias

POLÍTICA

Samuel Jr. fala em “ditadura do Judiciário” após prisão domiciliar de Bolsonaro e cobra reação da sociedade

07 de Agosto de 2025

EDUCAÇÃO

Tainara Ferreira comenta ataques a Lucas Pizane e critica silenciamento de homens vítimas de assédio

07 de Agosto de 2025

Coautora do livro 'O Futuro das Novas Masculinidades', especialista explicou em vídeo sobre os impactos desses atos na sociedade, independente do gênero.

SAÚDE

Centro de Saúde em Salvador realiza ações educativas sobre hepatites e câncer de cabeça e pescoço

07 de Agosto de 2025

CIDADE

Transalvador altera trânsito no Pelourinho para realização da Flipelô

06 de Agosto de 2025

SAÚDE

“Cantinho da Amamentação” é inaugurado na Unidade Saúde da Família (USF) São Marcos

06 de Agosto de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024