Prefeitura leva ações de saúde da mulher para shopping de Salvador

A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), está preparando uma série de atividades para celebrar o Dia Internacional da Mulher, em 8 de março. A iniciativa faz parte da campanha "Março Mulher", com o tema "Somos Feitas de Muitas Lutas", focada na prevenção de doenças e promoção da saúde feminina.

O lançamento oficial do Março Mulher 2024 está agendado para o dia 8, às 8h, no auditório Zélia Gattai, na Unijorge Paralela. O evento contará com a presença da vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos, além de palestras e mesas-redondas.

Durante todo o mês de março, Unidades Básicas de Saúde (UBS) oferecerão consultas de saúde da mulher, exames preventivos e vacinação contra o HPV, com ênfase no planejamento reprodutivo. Também estão programadas, nos dias 12, 13, 14 e 19, atividades no Conjunto Penal Feminino e no Complexo Penitenciário de Salvador, no bairro de Mata Escura, abordando a importância do Março Mulher para a sociedade.

Além disso, ações serão realizadas em shoppings da cidade, como palestras e serviços de saúde, como aferição de pressão arterial e teste de HIV. Entre os dias 4 e 7 de março, no Center Lapa, das 13h30 às 16h, serão realizadas palestras, além de aferição de pressão arterial, glicose e autoteste de HIV e varal de prevenção. Entre os dias 4 e 8 de março, das 9h às 16h, a iniciativa será realizada no Shopping Bela Vista.

Já nos dias 26, 27 e 28, enfermeiros e médicos receberão qualificação para oferecer métodos contraceptivos reversíveis de longa duração. As atividades especiais também serão realizadas nos Multicentros de Saúde.

A titular da SMS, Ana Paula Matos, destacou a importância do mês para o público feminino. “Março é um mês emblemático voltado a intensificação do cuidado com as mulheres; por isso estamos reforçando de forma estratégica as ações que ofertamos durante todo o ano", declarou.

"O nosso olhar voltado a esse público é de muita empatia e cuidado, para garantir o acesso não só à saúde, mas a diversos serviços oferecidos pela prefeitura através de parcerias com a SPMJ e Sempre, por exemplo”, acrescentou a secretária.  

Ana Paula afirmou que a programação do Março Mulher foi montada ouvindo as demandas do público feminino. “É fruto de um acolhimento e escuta sensível nas nossas unidades, que possibilitam entendermos as diversas necessidades das mulheres soteropolitanas e, assim, especializar e personalizar os nossos serviços", completou.

Outras notícias

POLÍTICA

João Cláudio Bacelar homenageia presidente da CTB com Medalha Thomé de Souza

25 de Junho de 2026

SAÚDE

Prefeitura de Salvador amplia assistência pediátrica com início das atividades de dois Gripários na rede municipal

25 de Junho de 2026

CIDADE

Queda de árvore bloqueia rua no Rio Vermelho e afeta trânsito na região

25 de Junho de 2026

ESPORTE

Contagem regressiva: falta um ano para Salvador receber a Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027

25 de Junho de 2026

SAÚDE

Academia Salvador do Dique do Tororó completa dois anos com mais de 100 mil atendimentos

25 de Junho de 2026

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

Advogado baiano viraliza ao retratar com humor o cotidiano da profissão 06 de Maio de 2026

TJBA lança app para vítimas pedirem medida protetiva, nesta segunda-feira 09 de Março de 2026

Amado Batista é condenado por morte de criança dentro de sua fazenda 25 de Junho de 2026

Maria Bethânia celebra 80 anos e recebe homenagens de fãs e artistas 18 de Junho de 2026