Salvador promove Dia D da Saúde na Escola na sexta (19)
Com o tema “Defender a Vida, Ampliar a Vacinação, Combater a Dengue e Promover Saúde nos Territórios”, a Prefeitura de Salvador, através das secretarias da Saúde (SMS) e da Educação (Smed), promove o Dia D da Mobilização Saúde na Escola 2024 em dez escolas da rede municipal. A ação acontece na sexta-feira (19), em dois horários: das 8h às 11h e 13h às 16h.
Desde o início da mobilização, no dia 8 deste mês, as atividades acontecem em 168 unidades escolares com adesão ao Programa Saúde na Escola (PSE), beneficiando mais de 55 mil alunos. O objetivo é realizar ações de promoção da saúde e prevenção de agravos através do desenvolvimento de atividades educativas no ambiente escolar. Entre os serviços e ações estão a atualização da caderneta vacinal, atividades de conscientização e combate ao mosquito Aedes aegypti, promoção da saúde mental e bucal, e prevenção de violências.
Em 2023, foram realizadas mais de 9 mil atividades educativas assistenciais no ambiente escolar através dos profissionais da saúde, em parceria com os da educação. A vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos, ressalta o propósito de fortalecer os vínculos entre educação e saúde para a prevenção de agravos.
“A mobilização Saúde na Escola busca reduzir o risco de adoecimento da população por doenças imunopreveníveis, além de conscientizar os estudantes sobre prevenção e combate à dengue, por exemplo. Durante as atividades, fazemos isso de uma forma leve, lúdica e interativa dentro do próprio ambiente escolar. A garotada aprende de forma fácil e acaba virando multiplicadora das informações nos ambientes familiar”, declara.
De acordo com o secretário da Educação, Thiago Dantas, trata-se se de um programa de grande importância para os alunos e toda a comunidade escolar. “Fruto de mais uma parceria da Saúde e da Educação em Salvador. São ações de cuidados com a saúde, de promoção do conhecimento e da conscientização, bem como de prevenção de doenças. Tudo isso influencia no bem-estar dos nossos estudantes, na redução da ausência e evasão e no melhor rendimento escolar", afirma.
Escolas do Dia D:
- Creche e Pré-escola Primeiro Passo Tubarão (Subúrbio Ferroviário);
- Escola Municipal de Canabrava (Canabrava);
- Escola Municipal Professor Antônio Carlos Onofre (Federação);
- Escola Municipal Martagão Gesteira (Brotas);
- Escola Municipal Professor João Fernandes da Cunha (Itapuã);
- Escola Municipal Carmelitana do Menino Jesus (Uruguai);
- Escola Municipal Gisélia Palma (Liberdade);
- Creche e Pré-escola Primeiro Passo X (Cajazeiras);
- Centro Municipal de Educação Infantil Paroquial de Santana (Pelourinho);
- Escola Municipal Centro Comunitário Frei Leônidas Menezes (Pernambués).
Texto: Ascom/SMS
Outras notícias
João Cláudio Bacelar homenageia presidente da CTB com Medalha Thomé de Souza
25 de Junho de 2026
Prefeitura de Salvador amplia assistência pediátrica com início das atividades de dois Gripários na rede municipal
25 de Junho de 2026
Queda de árvore bloqueia rua no Rio Vermelho e afeta trânsito na região
25 de Junho de 2026
Contagem regressiva: falta um ano para Salvador receber a Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027
25 de Junho de 2026
Academia Salvador do Dique do Tororó completa dois anos com mais de 100 mil atendimentos
25 de Junho de 2026
Do amor à indecisão 09 de Março de 2018
Advogado baiano viraliza ao retratar com humor o cotidiano da profissão 06 de Maio de 2026
TJBA lança app para vítimas pedirem medida protetiva, nesta segunda-feira 09 de Março de 2026
Amado Batista é condenado por morte de criança dentro de sua fazenda 25 de Junho de 2026