Saúde nos Bairros ultrapassa 1,2 milhão de procedimentos realizados em 15 meses
Lançado em abril de 2023, o programa Saúde nos Bairros tem se mostrado uma iniciativa fundamental na promoção da saúde e no atendimento médico da população de Salvador. Até o momento, a ação já percorreu 67 bairros, oferecendo serviços essenciais à comunidade, e mais de 1,2 milhão de procedimentos foram realizados.
A meta do programa é alcançar todas as regiões necessitadas, garantindo que nenhum morador fique sem assistência médica. Atualmente, a iniciativa está presente nos bairros de São Cristóvão (Campo do Corte, Via 002) e Alto de Coutos (quadra de futebol da Bela Vista, Alameda Engenheiro Antônio Franco), até o próximo dia 27, das 7h às 17h; e no CEU Valéria (Rua B, Nova Brasília de Valéria) até este sábado (20), das 8h às 15h30. Já a Capelinha de São Caetano recebe o programa neste fim de semana (dias 20 e 21).
Os serviços oferecidos incluem consultas especializadas com clínico geral, cardiologista, urologista e mastologista, além dos exames de ultrassom, Doppler de carótidas, ecocardiograma (ECO), eletrocardiograma (ECG), mamografia, exames laboratoriais, preventivo, atendimento odontológico, agendamento de raio x, consulta com pediatria aos sábados, à captação de pacientes para cirurgia geral eletivas a exemplo de histerectomia, miomectomia e vesícula. Entre esses, os exames laboratoriais têm sido os mais procurados, evidenciando a demanda por diagnósticos rápidos e precisos na população local.
O Saúde nos Bairros possui atualmente três carretas que se deslocam pelos bairros durante a semana. Recentemente, foi adicionada uma quarta carreta, que atende exclusivamente aos finais de semana. Essa expansão permite que ainda mais moradores possam ser beneficiados pelos serviços de saúde, ampliando a capacidade de atendimento e reduzindo o tempo de espera para consultas e exames.
“O programa visa atender a população de forma mais efetiva próximo à sua residência, reduzindo o índice de ausência, fazendo um encaminhamento qualificado e tentando chegar mais próximo do atendimento integral e do diagnóstico precoce, além de trabalhar a prevenção durante ações educativas", afirmou a coordenadora técnica do Saúde nos Bairros, Daniela Alcântara.
Acesso – Para ter acesso ao serviço, é necessário que os interessados apresentem o Cartão SUS, RG e, caso necessário, o guia dos exames pretendidos. Caso não tenha requisição, o paciente terá consulta com o médico clínico no próprio local e realizará os exames. O atendimento é por ordem de chegada.
Reportagem: Lucas Vieira/Secom PMS
Outras notícias

Mais progresso: Juazeiro recebe motoniveladora destinada pelo deputado Alex Santana em aniversário
18 de Julho de 2025

Em imersão com indígenas na Aldeia Multiétnica, consultora denuncia retrocesso ambiental proposto pelo PL da Devastação
16 de Julho de 2025

PL propõe Banco Municipal de Boas Práticas Educacionais em Salvador
16 de Julho de 2025

Usuários do Bolsa Família devem realizar acompanhamento nas unidades de saúde
11 de Julho de 2025

Leo Prates é destaque entre os “Cabeças do Congresso” e reforça força do trabalho coletivo
11 de Julho de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
