'Auxílio Mobilidade': desempregados podem ter transporte grátis em Salvador
A Câmara Municipal de Salvador recebeu o Projeto de Lei nº 329/2025, que institui o Auxílio Mobilidade no Transporte Público Municipal. A proposta prevê a concessão de gratuidade no transporte coletivo para pessoas desempregadas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com o objetivo de assegurar o direito à mobilidade urbana como instrumento de inclusão social, econômica e profissional.
Segundo o texto do vereador Randerson Leal (PP), o benefício consistirá em um bilhete único gratuito, válido por até dois meses consecutivos, limitado a 30 passagens mensais — não cumulativas. O projeto ainda segue para avaliação das comissões antes de ser votado no plenário da Casa.
'Auxílio Mobilidade': desempregados podem ter transporte grátis em Salvador; Foto: Lucas Moura/Secom
Como vai funcionar o 'Auxílio Mobilidade':
A utilização será controlada por meio do sistema oficial de bilhetagem eletrônica (SalvadorCard ou equivalente) e terá como finalidade exclusiva o deslocamento para busca de emprego, participação em entrevistas, processos seletivos ou realização de cursos de capacitação. Cada beneficiário poderá solicitar o auxílio apenas uma vez por ano.
Para ter acesso ao benefício, será necessário comprovar a situação de desemprego no momento da solicitação, mediante apresentação de documentos e cumprimento de regras que ainda serão regulamentadas pelo Poder Executivo. O custeio do programa ficará a cargo do Programa Municipal de Compensações Tarifárias do Transporte Público e outras fontes previstas em lei, sem impacto direto na tarifa paga pelos demais usuários.
A justificativa da proposta destaca que, em 2025, a tarifa básica de ônibus em Salvador chegou a R$ 5,60, valor considerado impeditivo para quem não possui renda. A medida, segundo a autoria, busca eliminar barreiras econômicas que dificultam a busca por emprego e a qualificação profissional, além de contribuir para o fortalecimento da economia local ao facilitar a reinserção de cidadãos no mercado de trabalho.
'Auxílio Mobilidade': desempregados podem ter transporte grátis em Salvador; Foto: Reginaldo Ipê/CMS
Tarifa de ônibus em Salvador
O início de 2025 trouxe grandes mudanças nas pessoas que dependem do transporte público em Salvador. A nova tarifa de ônibus, reajustada para R$ 5,60, reacendeu discussões sobre os custos da mobilidade urbana e a qualidade do serviço oferecido para a população baiana.
Com um sistema em expansão, que inclui BRT, integração com o metrô e renovação de frota, a Prefeitura de Salvador está buscando modernizar a rede de transporte coletivo.
Outras notícias

Agosto Lilás: campanha leva feira, palestras e serviços ao Center Lapa até o dia 22
18 de Agosto de 2025

Leo Prates participa de audiência pública para debater aviação regional em Vitória da Conquista
18 de Agosto de 2025

Salvador pode ganhar hortas comunitárias e escolares para cultivo de cogumelos e incentivo à alimentação saudável
15 de Agosto de 2025

Marcell Moraes defende investimentos no kart para impulsionar esporte e economia em Salvador
14 de Agosto de 2025

Samuel Júnior defende postura responsável da oposição em debates sobre segurança após posicionamento de Jerônimo
12 de Agosto de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
