Natal no Centro Histórico terá esquema de segurança reforçado com reconhecimento facial, revistas e monitoramento

A Prefeitura de Salvador, por meio da Diretoria de Serviços de Iluminação Pública (Dsip), Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Civil, Transalvador e Companhia de Governança Eletrônica de Salvador (Cogel), em parceria com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), montou um esquema especial de segurança para o Natal Salvador 2025, que começa nesta sexta-feira (5) no Centro Histórico e segue até 6 de janeiro.

O planejamento, iniciado em setembro, reúne ações coordenadas entre órgãos municipais e estaduais, combinando tecnologia, controle de acessos, inteligência e reforço de efetivo para garantir a segurança do público durante toda a programação. Entre as medidas adotadas estão o uso de reconhecimento facial, revistas obrigatórias nos acessos, portais de monitoramento e câmeras distribuídas pelas ruas e praças. O sistema poderá identificar pessoas procuradas pela Justiça, permitindo resposta rápida das equipes. Também foi contratada segurança privada para reforçar a proteção do público e dos equipamentos instalados.

Segundo o diretor da Dsip, Ângelo Magalhães, o plano é fruto de uma construção coletiva. “Vamos executar um plano que vem sendo desenvolvido há 3 meses, reunindo todas as forças necessárias para garantir tranquilidade no Natal do Centro Histórico. Construímos um projeto onde o público só poderá entrar após passar pelas barreiras de segurança. O objetivo é garantir um ambiente controlado e seguro para quem for acompanhar a iluminação especial e a programação cultural que preparamos”, destacou.

O comandante do 18º Batalhão da Polícia Militar, Tenente-Coronel Gabriel Neto, reforça que o planejamento para o Natal Luz segue o modelo bem-sucedido do ano anterior. “Há um planejamento muito intenso voltado para todo o cercamento do Centro Histórico, com presença intensificada de policiais na parte preventiva. Teremos abordagens, portais de revista e ações orientadas pela Secretaria da Segurança Pública. Fizemos reuniões diárias, mapeamos pontos sensíveis e estruturamos cada detalhe para garantir a ordem pública. Com certeza vamos ter sucesso na preservação da segurança”, afirmou.

Sobre o reforço de efetivo, o comandante explica que o número varia conforme a programação: “Trabalhamos a partir das demandas de cada dia. Em datas com circuito maior, como no desfile, o policiamento será intensificado para atender todas as circunstâncias que exijam maior presença policial, disse.

A operação contará ainda com atuação diária de oito viaturas, duas motos e cerca de 80 agentes da Guarda Civil Municipal. Para o diretor-geral da GCM, Coronel Sturaro, o ambiente seguro é um dos pilares do Natal no Centro Histórico. “O nosso Natal virou tradição, e entre os atrativos que ele oferece estão a segurança, a tranquilidade, o ambiente de paz e harmonia. A interação das forças de segurança, o trabalho antecipado de inteligência e o planejamento em conjunto da nossa PMBA e da nossa GCM, oferecendo um policiamento ostensivo, preventivo e acolhedor, são fatores preponderantes para o sucesso alcançado”, declarou.

A Polícia Civil atuará com um delegado, um investigador e 15 agentes de plantão no circuito todos os dias. Já a Transalvador será responsável pelo fechamento do trânsito e instalação de barreiras fixas nas áreas de acesso ao Centro Histórico.

Outras notícias

CIDADE

Comércio terá mudanças viárias durante a Festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia

05 de Dezembro de 2025

SAÚDE

Prefeitura inicia projeto de fortalecimento da Atenção Primária em parceria com o IEPS e instituições nacionais

05 de Dezembro de 2025

POLÍTICA

Muniz diz que Cine Excelsior ainda pode ser recuperado para nova sede da Câmara de Salvador

05 de Dezembro de 2025

POLÍTICA

Otto Filho já tem maioria assegurada para ocupar vaga no TCE-BA

05 de Dezembro de 2025

CULTURA

Prefeitura quer estender benefícios do Procultura e Proturismo até 2026

05 de Dezembro de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Guns N’ Roses inicia venda de ingressos para show em Salvador; confira valores 03 de Dezembro de 2025

Mãe de Mel Maia é encontrada morta no Rio de Janeiro 28 de Novembro de 2025