Alunos com deficiência podem realizar a matrícula escolar nesta sexta (5)
Os pais devem ficar atentos para a matrícula antecipada da rede municipal de ensino para alunos da Educação Especial, ou seja, que possuem deficiências, transtornos globais de desenvolvimento, altas habilidades ou superdotação. O procedimento acontece nesta sexta-feira (5) e a data é dedicada exclusivamente ao atendimento deste segmento. No ano passado, a rede contou com 4.556 alunos com deficiência matriculados em seu sistema.
Para efetuar a matrícula, basta que o responsável compareça à unidade de ensino onde pretende matricular o estudante munido de um documento que ateste a devida necessidade do mesmo. Além do atestado, é preciso que sejam apresentados os documentos (original e cópia) do registro civil ou carteira de identidade, CPF, comprovante de residência atualizado, cartões do Bolsa Família (caso o aluno seja beneficiário), do SUS e de vacinação, sendo este último atualizado e duas fotos 3x4.
Para alunos a partir do 2º ano do Ensino Fundamental ou TAP II, ainda é preciso apresentar histórico escolar no ato da inscrição. Após esta data, ainda será possível realizar a matrícula dos alunos especiais, sem ser necessário apresentar o atestado.
Para a coordenadora de Inclusão Educacional e Transversalidade da Secretaria Municipal de Educação (Smed), Jaqueline Barros, a matrícula antecipada dos alunos da Educação Especial vai permitir que as unidades de ensino se organizem melhor. “A escola terá condições de identificar, em tempo hábil, o quantitativo de alunos e as especificidades deles para organizar a formação das turmas”, afirma.
Além disso, as instituições poderão encaminhar o aluno para o Atendimento Educacional Especializado (AEE) nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) ou Centros de Atendimento Educacional Especializado (CAEE); providenciar melhores condições de acessibilidade (espaços pedagógicos, mobiliário adaptado, adaptação e confecção de material pedagógico utilizando a tecnologia de baixo custo); solicitar, quando necessário, o profissional de apoio escolar ao setor competente; orientar as famílias quanto ao funcionamento da escola, e participar dos cursos de formação continuada oferecidos pela Smed e instituições parceiras, para melhor qualificação quanto ao processo de escolarização desses educandos.
Calendário – Após a sexta-feira (5), o cronograma de matrículas da rede de ensino de Salvador para todos os públicos terá continuidade no dia 10, para os alunos contemplados com vaga na Educação Infantil. A partir do dia 16, é a vez do preenchimento das vagas residuais, considerando a lista de espera de cada unidade de ensino. Já para os eixos do Ensino Fundamental I e II, a matrícula tem início na terça-feira (9) até o próximo dia 15. No dia 10, acontece as inscrições para o programa de Educação para Jovens e Adultos (EJA).
Outras notícias

Samuel Júnior defende postura responsável da oposição em debates sobre segurança após posicionamento de Jerônimo
12 de Agosto de 2025

Cardeal da Silva anuncia implantação de 20 casas populares em parceria com o Ministério das Cidades
11 de Agosto de 2025

Samuel Jr. fala em “ditadura do Judiciário” após prisão domiciliar de Bolsonaro e cobra reação da sociedade
07 de Agosto de 2025

Tainara Ferreira comenta ataques a Lucas Pizane e critica silenciamento de homens vítimas de assédio
07 de Agosto de 2025Coautora do livro 'O Futuro das Novas Masculinidades', especialista explicou em vídeo sobre os impactos desses atos na sociedade, independente do gênero.

Centro de Saúde em Salvador realiza ações educativas sobre hepatites e câncer de cabeça e pescoço
07 de Agosto de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
