Cidadãos podem acessar serviços de saúde nas Prefeituras-Bairro

Em Salvador, quem precisar dos serviços de emissão da primeira ou segunda via do Cartão SUS e dispensação de medicamentos pode procurar as unidades das Prefeituras-Bairro (PB) Centro/Brotas, Subúrbio/Ilhas, Cajazeiras, Itapuã, Cidade Baixa, Barra/Pituba, Liberdade, Cabula, Pau da Lima e de Valéria. As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e o atendimento pode ser agendado através do site www.horamarcada.salvador.ba.gov.br

 

Para solicitar a emissão do Cartão SUS, o cidadão precisa ter idade igual ou superior a 18 anos, ter em mãos documentos de identificação (original e xerox) e comprovante de residência registrado no nome do solicitante, ou de um parente de primeiro grau. Em caso de recém-nascido, o responsável deverá apresentar a certidão de nascimento e o comprovante de residência no nome dos pais ou, também, registrados no nome de parentes de primeiro grau, como avós e tios.  

 

Quem procurar as farmácias das Prefeituras-Bairro encontrará medicamentos para doenças como hipertensão e diabete, além de anti-inflamatórios, antialérgicos, dentre outros. Para buscar os medicamentos, o usuário maior de idade precisa ter em mãos a receita médica (original e cópia), Cartão SUS e documento de identificação.  

 

Balanço – As unidades disponibilizam também marcação de exames e consultas médicas, sendo necessário, para isso, que o cidadão apresente Cartão SUS, RG, CPF, comprovante de residência e a guia da solicitação médica. Consultas clínicas, ginecologistas, ressonâncias e ultrassonografias são alguns dos serviços oferecidos.   

 

Somente no primeiro semestre deste ano, as dez unidades administrativas já emitiram cerca de 40 mil cartões do SUS e mais de 50 mil medicamentos foram dispensados. Uma das pessoas beneficiadas foi a dona de casa Joana Araújo, de 59 anos, que esteve na Prefeitura-Bairro Centro/Brotas portando receita médica para pegar medicações. A moradora do bairro do Barbalho parabenizou o funcionamento da unidade e disse que o órgão tem facilitado ainda mais na procura de serviços sociais.  

 

“É bem próximo a minha casa, venho andando para cá. Aqui pego medicações e já realizei, também, a emissão do Cartão SUS do meu neto. Já utilizo o serviço da Prefeitura-Bairro do Centro há muito tempo e não tenho do que reclamar”, disse. 

 

Também presente no local buscando atendimento para emissão de cartão SUS, Roberta dos Santos, de 50 anos, ressaltou que consegue resolver várias demandas na estrutura administrativa. “A maioria do suporte que preciso, como marcações de exames, emissão do cartão do SUS e outras demandas, consigo resolver através da Prefeitura-Bairro. Enxergo essas unidades como um incentivo da Prefeitura de Salvador em assistir toda a população da cidade”, ressaltou a produtora musical.

Outras notícias

POLÍTICA

Deputado baiano critica indiciamento de Silas Malafaia por se manifestar contra Alexandre de Moraes

21 de Agosto de 2025

CIDADE

Simm oferece 167 vagas para esta quarta-feira (20) Simm oferece 167 vagas para esta quarta-feira (20)

20 de Agosto de 2025

CIDADE

Operação Falso Crédito: trio é preso por fraudes contra idosos do INSS

20 de Agosto de 2025

ESPORTE

Vitória retorna aos treinos com foco no jogo contra o Flamengo

20 de Agosto de 2025

CULTURA

Ato simbólico celebra o centenário de Mãe Stella de Oxóssi nesta quinta-feira (21)

20 de Agosto de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024