Prefeitura apoia atleta participante da final da Copa Brasil de Xadrez para deficientes visuais
O atleta Jeferson Lisboa Teles, dedicado à modalidade de xadrez para pessoas cegas e com baixa visão, vai representar Salvador na Final da Copa Brasil de Xadrez para deficientes visuais, com o apoio da Ajuda de Custo concedida pela Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre). O evento acontece a partir desta quinta-feira (23) até o domingo (26), no Centro de Treinamento Paraolímpico, em São Paulo (SP).
“A participação de Jeferson nesta competição evidencia o comprometimento da Prefeitura de Salvador com o esporte inclusivo. Estamos acompanhando com expectativa e orgulho a jornada desde atleta, cuja determinação e talento prometem inspirar gerações e quebrar barreiras no xadrez para deficientes visuais” frisou com entusiasmo o secretário da Sempre, Júnior Magalhães.
O treinamento de Teles abrange uma variada programação visando aprimorar as próprias habilidades. Ele se envolve em aulas presenciais no Setor Braille, utiliza plataformas on-line como o Lichess para a resolução de exercícios táticos e fundamentos, e participa ativamente de torneios presenciais com jogadores sem deficiência, buscando não apenas ritmo de jogo, mas também ampliação de conhecimento estratégico.
Incentivo – O atleta falou da importância do Ajuda de Custo para seguir a carreira no esporte. “Esse programa permite que nós, atletas do esporte considerado amador, diferente do futebol, possamos, de forma tranquila e despreocupada, participar de competições em níveis municipais, estaduais, nacionais e até internacionais. Então, eu venho aqui também publicamente agradecer por esse apoio. Esse incentivo nos proporciona tranquilidade para nos dedicarmos exclusivamente ao esporte. A Prefeitura de Salvador e a Sempre realizam um trabalho admirável para pessoas com deficiência em nossa cidade. Espero, no domingo, ter a boa notícia de que conquistamos o tão almejado título de campeão brasileiro, ou de segundo, ou de terceiro melhor atleta do Brasil na modalidade", projetou.
Recentemente, Teles conquistou a terceira colocação geral na Copa Brasil de Xadrez Etapa Regional Nordeste 2023, demonstrando a ascensão no cenário esportivo. Sua trajetória visa não apenas a conquista do título de Campeão Brasileiro, mas também a distinção de Mestre da Federação Brasileira de Xadrez Para Deficientes Visuais (FBXDV), destacando-se como referência no xadrez adaptado.
Funcionamento – O programa de Ajuda de Custo, implementado pela Prefeitura de Salvador por meio da Sempre, é uma iniciativa que visa apoiar atletas de diversas modalidades. Ele permite que jovens talentos participem de competições em diversos estados do Brasil e até mesmo em outros países, cobrindo despesas como passagens, hospedagem e alimentação, promovendo assim o esporte e a cidade de Salvador no cenário internacional. Para obter mais informações sobre a ajuda de custo da Prefeitura, basta acessar o site www.sempre.salvador.ba.gov.br/ajuda-de-custo.
Outras notícias

Samuel Jr. fala em “ditadura do Judiciário” após prisão domiciliar de Bolsonaro e cobra reação da sociedade
07 de Agosto de 2025

Tainara Ferreira comenta ataques a Lucas Pizane e critica silenciamento de homens vítimas de assédio
07 de Agosto de 2025Coautora do livro 'O Futuro das Novas Masculinidades', especialista explicou em vídeo sobre os impactos desses atos na sociedade, independente do gênero.

Centro de Saúde em Salvador realiza ações educativas sobre hepatites e câncer de cabeça e pescoço
07 de Agosto de 2025

Transalvador altera trânsito no Pelourinho para realização da Flipelô
06 de Agosto de 2025

“Cantinho da Amamentação” é inaugurado na Unidade Saúde da Família (USF) São Marcos
06 de Agosto de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
