Escolar: Motoristas reivindicam contra PL
Os condutores do transporte escolar de Salvador fizeram uma carreata nesta sexta-feira (17) para protestar contra um Projeto de Lei em tramitação na câmara federal, que prevê a padronização dos veículos e a obrigatoriedade do uso da cadeirinha para crianças de até sete anos.
A categoria seguiu até a Assembleia Legislativa. Eles estão no Centro Administrativo da Bahia (CAB) à espera de uma reunião com parlamentares. Até por volta das 10h10 a categoria permanecia no local. Os motoristas pretendem pedir aos parlamentares apoio para não aprovação do projeto. O ato foi realizado em cerca de dez capitais. Pela PL, o transporte escolar só será permitido em ônibus de 32 lugares, ao contrário da legislação atual que prevê a utilização de veículos a partir de sete lugares.
A categoria afirma que, se aprovado, o projeto trará prejuízo aos trabalhadores do setor, pois beneficiará as empresas de ônibus, em detrimento dos trabalhadores autônomos de vans e minibus. Segundo Simone Rosas, presidente do Sindicato dos Transportadores Escolares e Turísticos do Estado da Bahia (Sintest) a faixa de preço de um veículo com sete lugares é de R$55 mil e um ônibus de 32 lugares R$280 mil.
De acordo com a assessoria de imprensa da categoria os condutores de transporte escolar não são contra as cadeirinhas ou quaisquer outros dispositivos que aumentem a segurança dos alunos, mas a obrigatoriedade inviabiliza a prestação do serviço.
Informa ainda que os motoristas defendem o uso do bebê conforto para crianças abaixo de dois anos porque é um público específico e que os cintos lombares de duas pontas utilizados nas vans não permite que os veículos possam ser adaptados. Assim, a determinação forçaria o uso de ônibus, que não são obrigados a utilizar as cadeirinhas.
Da Redação|Bahia25Horas
Outras notícias

Em imersão com indígenas na Aldeia Multiétnica, consultora denuncia retrocesso ambiental proposto pelo PL da Devastação
16 de Julho de 2025

PL propõe Banco Municipal de Boas Práticas Educacionais em Salvador
16 de Julho de 2025

Usuários do Bolsa Família devem realizar acompanhamento nas unidades de saúde
11 de Julho de 2025

Leo Prates é destaque entre os “Cabeças do Congresso” e reforça força do trabalho coletivo
11 de Julho de 2025

Marcelle Moraes comemora aprovação nacional de lei que proíbe testes cosméticos em animais
10 de Julho de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
