Turistas marcam presença na Lavagem do Bonfim e contam o que a celebração tem de especial
A Lavagem do Bonfim atrai turistas e provoca sempre um sentimento de emoção em quem vem de fora para acompanhar tanto a manifestação religiosa quanto a parte lúdica do evento. Em meio à multidão, gente de todos os cantos do país e do mundo se juntam num momento de louvor e fé que marca essa que é uma das maiores festas populares do estado. O professor colombiano Dario Sanchez, 55 anos, veio sozinho a Salvador para ver de perto a celebração e ficou muito encantado.
“Como tudo na Bahia, está tudo muito bonito por aqui. A melhor parte foi apreciar a saída da imagem do Senhor do Bonfim. Eu participei de uma procissão de Semana Santa em Sevilha, cidade espanhola, e foi muito bonito também, com a saída da Virgem e de outros santos. Aqui é diferente, porque há um encontro de diversos movimentos, diversas culturas e uma multidão que participa e se veste de branco. Apesar da grande concentração, percebi que a festa está bem e tranquila. Eu cheguei terça passada (9) e retorno para a Colômbia sábado (13)”, revelou.
O professor universitário paulista Eduardo Reis, 41, acompanha o evento desde 2015, mas diz que sempre se admira com o cortejo, fazendo questão de retornar no ano seguinte. “Eu acho que a Lavagem é um momento de entender como a cidade celebra e reverbera a sua fé, a sua potência e tradição. É uma época e lugar bacana de a gente poder também refletir, e se rever”, opinou.
Presente no evento pelo segundo ano, a brasiliense Kátia Frota, 49, definiu a Lavagem como uma festa abençoada. “É uma festa linda e para a gente é emoção total. Eu acho uma festa maravilhosa e muito abençoada. A gente sai daqui muito energizada”, conta ela, que integrou um grupo de mulheres percussionistas durante a manhã.
Assim como o colombiano Sanchez, o personal trainer Mateus Lucena, 27, conta que participou pela primeira vez na Lavagem. Ele fez questão de colocar melhor roupa e se reuniu com um grupo de amigos para curtir a festa. “Vim para curtir a Lavagem e apreciar a beleza desta festa que antes eu só via por imagens. Estou achando ótimo”, contou ele, que utilizou gratuitamente o Elevador Lacerda para acessar a Cidade Baixa. “Foi muito massa poder contar com o serviço gratuito, ao mesmo tempo um cartão-postal de Salvador, e neste dia tão especial”, avaliou.
Foto: Bruno Concha
Outras notícias
João Cláudio Bacelar homenageia presidente da CTB com Medalha Thomé de Souza
25 de Junho de 2026
Prefeitura de Salvador amplia assistência pediátrica com início das atividades de dois Gripários na rede municipal
25 de Junho de 2026
Queda de árvore bloqueia rua no Rio Vermelho e afeta trânsito na região
25 de Junho de 2026
Contagem regressiva: falta um ano para Salvador receber a Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027
25 de Junho de 2026
Academia Salvador do Dique do Tororó completa dois anos com mais de 100 mil atendimentos
25 de Junho de 2026
Do amor à indecisão 09 de Março de 2018
Advogado baiano viraliza ao retratar com humor o cotidiano da profissão 06 de Maio de 2026
TJBA lança app para vítimas pedirem medida protetiva, nesta segunda-feira 09 de Março de 2026
Amado Batista é condenado por morte de criança dentro de sua fazenda 25 de Junho de 2026