Semana do Brincar reúne quase 500 crianças da rede municipal de ensino de Salvador
Cerca de 480 crianças com idade de 4 a 6 anos, de dez Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei), participaram nesta segunda-feira (27) do ponto alto da programação da Semana do Brincar, promovida pela Prefeitura de Salvador. A atividade ocorreu no estacionamento do Shopping Bela Vista e teve como objetivo promover um dia lúdico totalmente voltado à brincadeiras e atividades da primeira infância.
O tema da iniciativa este ano é “Vem pra Roda – No Ritmo do Brincar: Celebrando a Infância e a União”, e enfatiza a importância de valorizar e fortalecer a brincadeira como um elemento vital para o desenvolvimento das crianças e para a construção de uma sociedade mais humana, democrática e inclusiva.
A pequena Heloíse Santos, de 6 anos, aluna do 1º ano A, da Escola Municipal Luís Anselmo, conta que ficou encantada com a iniciativa que possibilita às crianças a oportunidade de aprender brincando. “Aprendi muitas coisas, músicas e dança, mas o que mais gostei foi a capoeira e as brincadeiras. Está sendo muito divertido.”
Valorização – A representante do Núcleo Especial de Apoio à Primeira Infância da Secretaria de Governo (Neapi/Segov), Simone Café, explica esse é um período onde todas as escolas e Cmeis da capital baiana são estimulados a levar o brincar para os seios familiares e também para os espaços públicos.
“Hoje estamos fazendo a abertura da Semana do Brincar, onde participam crianças de instituições de ensino pertencentes às dez gerências regionais de educação. Além disso, até o dia 6 de maio, todas as escolas de Salvador também estarão realizando atividades voltadas para essa iniciativa”, contou.
Dentre as atividades propostas, destacam-se os jogos tradicionais em roda relacionados ao tema, como cirandas, cantigas de roda e danças circulares, além de diversas outras atividades envolvendo artes visuais, música, dança e esportes.
Simone reforça ainda que a prática cultural do brincar é fundamentada na Convenção sobre os Direitos da Criança (Art. 31) e no Estatuto da Criança e do Adolescente (Art. 16), destacando a necessidade de valorizar e proteger o tempo dedicado à brincadeira.
“Brincar é um direito de todas as crianças fundamentado em lei. Aqui as crianças estão conhecendo brincadeiras de origem indígena, africana e quilombolas, pensando no brincar como uma ferramenta educativa que aproxima e também solidifica relações”, disse.
Maio Laranja – A iniciativa faz alusão ao Dia Mundial do Brincar, celebrado no dia 28 de maio, mas também faz parte da mobilização do Maio Laranja, campanha dedicada ao enfrentamento e prevenção ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Além do Neapi/Segov, também participam da iniciativa as secretarias da Educação (Smed) e de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), e a Empresa Salvador Turismo (Saltur).
Reportagem: Ana Virgínia Vilalva e Letícia Silva/Secom PMS
Outras notícias

Operação conjunta alcança criminosos e apreende arma em Capim Grosso
22 de Julho de 2025

Atendimento dos serviços da Neoenergia Coelba em Prefeituras-Bairro é alterado
22 de Julho de 2025

Unidade de saúde promove banho de sol a pacientes internados em Salvador
21 de Julho de 2025

Mais progresso: Juazeiro recebe motoniveladora destinada pelo deputado Alex Santana em aniversário
18 de Julho de 2025

Em imersão com indígenas na Aldeia Multiétnica, consultora denuncia retrocesso ambiental proposto pelo PL da Devastação
16 de Julho de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
