Projeto leva alunos de escolas municipais de Salvador para conhecer Balé Folclórico
Na tarde da última quinta-feira (6), os corredores do Teatro Miguel Santana, no Pelourinho, vibraram com a energia contagiante do Balé Folclórico da Bahia, enquanto alunos da Escola Municipal Comunitária da Histart testemunharam uma jornada cultural intensa. A ação faz parte de um projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal da Educação (Smed), em parceria com o grupo cultural, com o intuito de levar conhecimento aos estudantes sobre as raízes culturais da capital baiana.
O grupo foi recepcionado com uma breve apresentação feita pelo diretor do Balé Folclórico, Vavá Botelho, revelando a história, importância e a essência do projeto. Os estudantes foram levados a uma viagem pelos tesouros culturais da Bahia. Desde o fascínio do Pantheon dos Orixás até a energia contagiante da capoeira, cada momento foi uma oportunidade de imersão na riqueza cultural do estado.
"Antes de tudo, me sinto muito honrado porque é uma possibilidade que a gente tem, através do Balé Folclórico da Bahia, de proporcionar uma vivência diferente da maioria dessas crianças e adolescentes que vêm de escolas públicas, onde a grande maioria reside em bairros com a vulnerabilidade social muito grande”, pontuou. O Balé Folclórico da Bahia busca representar o folclore baiano e danças do candomblé, destacando a importância da música e da dança nessas tradições.
O impacto dessa experiência transcende as paredes do teatro. Diana Matos, uma das professoras envolvidas no projeto, destaca a importância de os alunos se conectarem com suas raízes: "Esse projeto abre horizontes, né? Porque muitos dos nossos meninos são da cidade, mas não conhecem a cidade. Então é importante que eles venham, conheçam, entendam as suas raízes, né? Quem são os meus ancestrais? Como essa cidade foi construída? Qual o papel de cada um na manutenção disso tudo?", refletiu.
Para muitos alunos, como Pamela Santos, do 8º ano, essa foi a primeira vez vivenciando uma experiência tão enriquecedora. "Nunca tinha visto uma apresentação como essa, acho muito importante a gente conhecer mais", compartilhou.
Próximos encontros – O projeto segue até o fim deste ano com a visita de mais unidades de ensino. Ainda em junho, no dia 13, será a vez dos alunos da Escola Municipal Leovicia Andrade. Em julho, a Escola Olga Figueiredo de Azevedo e a Escola Municipal Adroaldo Ribeiro Costa farão a vista nos dias 11 e 25, respectivamente.
Já em agosto, nos dias 8 e 22, a visita será feita pelos os alunos das escolas municipais Teodoro Sampaio e Luiza Mahim. Em setembro estão previstas as participações da Escola Municipal Sebastião Dias, no dia 12; Elysio Athaíde, no dia 19, e a Escola Municipal de Pituaçu, no dia 17. Por fim, em novembro, será a vez das escolas municipais Arlete Magalhães e Cidade de Jequié nos dias 17 e 24, respectivamente.
Outras notícias
Simm oferece 369 vagas para esta sexta-feira (26)
26 de Junho de 2026
João Cláudio Bacelar homenageia presidente da CTB com Medalha Thomé de Souza
25 de Junho de 2026
Prefeitura de Salvador amplia assistência pediátrica com início das atividades de dois Gripários na rede municipal
25 de Junho de 2026
Queda de árvore bloqueia rua no Rio Vermelho e afeta trânsito na região
25 de Junho de 2026
Contagem regressiva: falta um ano para Salvador receber a Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027
25 de Junho de 2026
Do amor à indecisão 09 de Março de 2018
Advogado baiano viraliza ao retratar com humor o cotidiano da profissão 06 de Maio de 2026
TJBA lança app para vítimas pedirem medida protetiva, nesta segunda-feira 09 de Março de 2026
Amado Batista é condenado por morte de criança dentro de sua fazenda 25 de Junho de 2026