Curto Circuito das Artes traz espetáculo “Histórias do Mundão” a partir deste sábado
O coletivo baiano Chegança Atelier Cultural (@ateliercheganca) está com uma programação imperdível para o público infantojuvenil durante o Curto Circuito das Artes. A partir deste sábado (18) até o próximo dia 24, a trupe apresenta o espetáculo “Histórias do Mundão”, uma peça que promove uma reflexão relevante sobre o uso excessivo de eletrônicos na infância e defende a arte e a literatura como ferramentas essenciais para o desenvolvimento socioeducativo das crianças.
Com entrada gratuita, as apresentações acontecem em diferentes espaços culturais de Salvador, levando arte e conscientização para bairros como Caminho de Areia, Coutos e Valéria. O espetáculo será encenado nos Espaços Boca de Brasa Sesi Casa Branca (Caminho de Areia) neste sábado (18), às 16h, e domingo (19), às 11h e 16h, e Subúrbio 360 (Coutos) no dia 24, às 15h. No dia 25, das 13h às 17h, será realizada uma vivência teatral para crianças de 5 a 12 anos no Espaço Boca de Brasa em Valéria, com intérprete de Libras e monitoria para crianças atípicas e PCDs.
Referência – O Chegança Atelier Cultural, fundado em 2018 pelas artistas e educadoras Manu Santiago e Ana Mendes, celebra em 2025 o 7º aniversário de atuação. Ao longo desses anos, o coletivo vem se consolidando como referência na pesquisa e produção artística, com um olhar especial para o público infantojuvenil.
Para Ana Mendes, uma das idealizadoras do grupo, a celebração desses sete anos do Chegança Atelier Cultural representa um espaço de luta e reafirmação da importância e do poder da arte e do teatro de grupo. “É uma trajetória de resistência criativa, na qual buscamos levar arte e educação para jovens em diferentes territórios, abrindo e reconstruindo caminhos juntos”, pontua.
Também idealizadora do projeto, Manu Santiago declara que o Chegança segue firme no propósito de enriquecer e fortalecer a cultura baiana e nacional. “Esperamos continuar por muitos anos, fomentando a cultura e enriquecendo a cena artística da Bahia e do Brasil”, afirma.
O Curto Circuito das Artes é uma realização da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) e Prefeitura de Salvador, com apoio da Funarte e Ministério da Cultura (MinC). O evento, que acontece até fevereiro de 2025, é uma grande celebração da arte e da cultura, com uma programação diversificada que inclui espetáculos, exposições e residências artísticas, todas com o objetivo de democratizar o acesso à cultura e promover a inclusão e a diversidade.
Outras notícias

Em imersão com indígenas na Aldeia Multiétnica, consultora denuncia retrocesso ambiental proposto pelo PL da Devastação
16 de Julho de 2025

PL propõe Banco Municipal de Boas Práticas Educacionais em Salvador
16 de Julho de 2025

Usuários do Bolsa Família devem realizar acompanhamento nas unidades de saúde
11 de Julho de 2025

Leo Prates é destaque entre os “Cabeças do Congresso” e reforça força do trabalho coletivo
11 de Julho de 2025

Marcelle Moraes comemora aprovação nacional de lei que proíbe testes cosméticos em animais
10 de Julho de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
