Professora cria laboratório de matemática e melhora aprendizagem dos alunos no sudoeste da Bahia
Uma prática diferente no ensino da matemática tem chamado a atenção de estudantes da Escola Estadual Alaor Coutinho, unidade de educação em tempo integral, situada em Vitória da Conquista, sudoeste do Estado. Trata-se doLaboratório de Matemática, projeto da professora Daniela Damaceno, mestre na área, com o objetivo de melhorar a aprendizagem na disciplina a partir do uso de materiais concretos. A ação tem dado tão certo, que logo no início da sua formação, em 2014, foi uma das experiências finalistas da IV Feciba (Feira Baiana de Ciências e Matemática).
A professora afirmou que os alunos envolvidos na implantação do Laboratório de Matemáticatêm desenvolvido maior interesse pela área, participando de forma efetiva na construção e utilização de jogos matemáticos.
— O projeto já começou a apresentar resultados. Além da participação na Feciba, os demais professores de matemática da escola também tem se envolvido com a ação, estimulando as atividades do projeto.
O Laboratório de Matemática começou a ser desenvolvido na turma do 9º ano, com cerca de 20 alunos, a intenção é ampliar para as demais turmas. Eslei Brito, de 13 anos, é um dos estudantes que participa do projeto. Ele, que já tem um gosto especial pela disciplina, acredita que aprende melhor com a utilização dos materiais.
— Gosto muito de fazer os jogos, pois enquanto a gente faz, a gente aprende.
Com turmas do 6º ao 9º anos, a unidade escolar se constitui como um lugar não apenas da formação técnico-científica básica, mas com possibilidade de experimentar e vivenciar variadas formas de conhecimento, cultura e convivência social.
Para a diretora da unidade, Rosana Guimarães, o Laboratório de Matemática atende a proposta da escola positivamente.
— A nossa escola tem como um de seus princípios a diversificação das atividades pedagógicas com o objetivo de melhorar a aprendizagem de nossos alunos. O Laboratório de Matemática é uma prática extremamente exitosa, que nos enche de orgulho.
Para a professora Daniela Damaceno, o Laboratório de Matemática "é uma ferramenta importante para demonstrar aos alunos que é possível aprender matemática de forma prazerosa e efetiva".
— Acredito que ele realmente possa transformar a educação de nossos alunos.
Da Redação|Bahia25Horas
Outras notícias

Mais progresso: Juazeiro recebe motoniveladora destinada pelo deputado Alex Santana em aniversário
18 de Julho de 2025

Em imersão com indígenas na Aldeia Multiétnica, consultora denuncia retrocesso ambiental proposto pelo PL da Devastação
16 de Julho de 2025

PL propõe Banco Municipal de Boas Práticas Educacionais em Salvador
16 de Julho de 2025

Usuários do Bolsa Família devem realizar acompanhamento nas unidades de saúde
11 de Julho de 2025

Leo Prates é destaque entre os “Cabeças do Congresso” e reforça força do trabalho coletivo
11 de Julho de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
