Subsolo da Estação da Lapa é fechado para conclusão de obras

Desde sábado (14), a Semob (Secretaria de Mobilidade) remanejou 14 linhas da Estação da Lapa para a Estação da Barroquinha. A alteração foi feita para a conclusão das obras de reconstrução da Lapa. São elas: Plataforma, Vista Alegre, Alto de Coutos, São João do Cabrito, Fazenda Coutos, Alto da Terezinha, Rio Sena, Luis Anselmo, Pero Vaz, São Caetano, Vila Ruy Barbosa, Engenho Velho de Brotas, Thomé de Souza e Massaranduba.

A partir de segunda-feira (16), sete pontos de paradas provisórias serão criados no corredor de acesso à Estação da Lapa, sendo quatro no sentido do terminal e três para os Barris. Vinte e duas linhas serão relocadas para a área externa da estação: Boca do Rio/Vasco da Gama, Boca do Rio/Centenário, Pituba, Nordeste, Santa Cruz, Vale das Pedrinhas, Alto do Coqueirinho, Aeroporto, Jardim das Margaridas, Itapuã, Praia do Flamengo, Cosme de Farias, Brotas, Brotas/HGE, Valéria, Bom Juá, Cosme de Farias, Fazenda Grande do Retiro, Vila Ruy Barbosa R2, Jardim Nova Esperança, Daniel Lisboa/Barra R1, Daniel Lisboa/Barra R2 e Dom Avelar/Vila Canária.

Além disso, outras 20 serão direcionadas para o térreo do terminal: Chame-Chame, Lapa/Barra, Garibaldi/Ondina, Ribeira, Ribeira/HGE, Cajazeiras 8, Cajazeiras 10, Cajazeiras 11, Cajazeiras 5, Cajazeiras 6/7, Cajazeiras 7/6, Boca da Mata, Estação Pirajá, Castelo Branco, Fazenda Grande 1/2, Fazenda Grande 3/2, Fazenda Grande 4, Base Naval/Esc. Menores, Base Naval/Av. São Luis, Alto do Cabrito e Boa Vista do Lobato.

Ainda na segunda-feira, coletivos que fazem 11 linhas sairão da Plataforma B da estação e passam a fazer embarque e desembarque na Plataforma D do térreo: Marechal Rondon, Capelinha-Campo Grande/Barra R1, Capelinha-Campo Grande R2, Cabula 6, Narandiba/Noron, Engomadeira, Sussuarana (via Dique do Tororó), Sussuarana (via Vasco da Gama), Novo Horizonte, Pau da Lima e Pirajá.  

Para evitar maiores transtornos no corredor de acesso à estação, os ônibus metropolitanos serão remanejados para os seguintes pontos: Estação Aquidabã e entorno da Rótula dos Barris (próximo ao 5º Centro de Saúde, último ponto da av. Centenário sentido Lapa e próximo à Gerência de Trânsito). 

De acordo com o órgão, agentes da Semob estão na estação prestando todos os esclarecimentos e informações necessárias aos usuários enquanto durarem as obras, já em fase final. 

O secretário de Mobilidade, Fábio Mota, esclarece que a medida é para agilizar a conclusão dos serviços. 

— Não temos como concluir uma obra deste porte com pessoas e ônibus trafegando de um lado para o outro. A decisão é para agilizar essa nova etapa da reconstrução, garantindo a segurança dos usuários da estação. Fizemos tudo até este momento com muito esforço para não fechar a Lapa e não interferir no dia a dia de quem utiliza o transporte coletivo, mas chegou a um ponto que fica inviável não interditar parte do equipamento pois estaria colocando em risco a vida de cada usuário.

 

Da Redação|Bahia25Horas

 

Outras notícias

CIDADE

Comércio terá mudanças viárias durante a Festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia

05 de Dezembro de 2025

SAÚDE

Prefeitura inicia projeto de fortalecimento da Atenção Primária em parceria com o IEPS e instituições nacionais

05 de Dezembro de 2025

POLÍTICA

Muniz diz que Cine Excelsior ainda pode ser recuperado para nova sede da Câmara de Salvador

05 de Dezembro de 2025

CIDADE

Natal no Centro Histórico terá esquema de segurança reforçado com reconhecimento facial, revistas e monitoramento

05 de Dezembro de 2025

POLÍTICA

Otto Filho já tem maioria assegurada para ocupar vaga no TCE-BA

05 de Dezembro de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Guns N’ Roses inicia venda de ingressos para show em Salvador; confira valores 03 de Dezembro de 2025

Mãe de Mel Maia é encontrada morta no Rio de Janeiro 28 de Novembro de 2025