Massa de ar quente e seco volta a ganhar força e diminui chuva na Bahia
As condições do tempo na Bahia deverão ter algumas mudanças, principalmente quanto à massa de ar quente e seco, que volta a ganhar força. De acordo com a previsão do Inema (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos), o predomínio neste final de semana é de céu ensolarado e sem chuva na maior parte do Estado.
Mesmo com a atuação dessa massa de ar, ainda é esperada chuva na faixa centro-sul e oeste do Estado, em decorrência da frente fria que avança pelo sudeste brasileiro, somada à umidade vinda da região Amazônica, e continua influenciando o tempo, sobretudo no oeste baiano, região do São Francisco, sudoeste e sul. Nessas áreas o céu deverá continuar encoberto e chuvoso na maior parte do período. Para a cidade de Salvador e região metropolitana, a previsão também é de céu parcialmente nublado a claro e com pouca chance de chuva. A temperatura deverá variar entre mínima de 23°C e máxima de 33°C.
Temperatura
O Inema informa que, devido à influência da massa de ar, a chuva será de fraca intensidade. No entanto, a temperatura elevada prevista para essas regiões aumenta a chance de ocorrer eventos isolados de chuva mais intensa, principalmente no oeste (máxima de até 39°C) e sul do estado (máximas de até 33°C).
Nas demais regiões da Bahia, a massa de ar quente e seco é o sistema continua influenciando o tempo, com a previsão de manter o céu ensolarado e sem chuva na maior parte do período. Além disso, a persistência desse sistema reflete no aumento da temperatura, onde a máxima poderá variar de 34°C (na Chapada Diamantina e Recôncavo Baiano) até 37°C (norte e nordeste).
Queimadas
Com a previsão de tempo quente e seco, juntamente com a vegetação ressecada, mantém-se o alerta quanto às queimadas nessas regiões. Em razão disso, é recomendada cautela quanto à utilização do fogo nas atividades de campo, principalmente na preparação do solo para o próximo plantio e/ou renovação de pastos para os animais. O Inema alerta que uma simples ponta de cigarro ou uma faísca pode dar origem a uma grande queimada, acarretando grandes prejuízos sociais, econômicos e ambientais nas áreas atingidas.
Maré
Desta sexta-feira (20) a domingo (22) a maré deverá atingir altura máxima entre 11h e 13h e das 23h e 1h (dia seguinte), variando de 1,7 a 2,6 metros. Já a altura mínima deverá ser registrada das 5h às 7h e das 17h às 19h, com valores oscilando 0,2 a 0,8 metro. As ondas previstas para o período deverão ter agitação fraca alcançando altura que pode chegar a 1,5 metro.
Radiação
A primavera é a estação de transição, entre as estações de inverno e do verão, caracterizada nas primeiras semanas por temperatura mais amena e tempo seco (típica do inverno). Da metade para o final da estação a temperatura se eleva e a chuva fica mais intensa (típica de verão). Também na primavera aumentam os IUVs (Índices de Radiação Ultravioleta), o que pode ser observado entre esta sexta-feira e domingo próximo, quando os IUVs deverão variar de 12 a 13.
Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), estes índices fazem parte da categoria de intensidade ‘Extrema’, o que exige maior cuidado quanto à exposição prolongada à radiação solar, principalmente, das 10h às 16h, usando protetor/filtro solar, chapéu, boné, óculos escuros e roupas leves.
Fonte: R7/Bahia
Outras notícias

Mais progresso: Juazeiro recebe motoniveladora destinada pelo deputado Alex Santana em aniversário
18 de Julho de 2025

Em imersão com indígenas na Aldeia Multiétnica, consultora denuncia retrocesso ambiental proposto pelo PL da Devastação
16 de Julho de 2025

PL propõe Banco Municipal de Boas Práticas Educacionais em Salvador
16 de Julho de 2025

Usuários do Bolsa Família devem realizar acompanhamento nas unidades de saúde
11 de Julho de 2025

Leo Prates é destaque entre os “Cabeças do Congresso” e reforça força do trabalho coletivo
11 de Julho de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
