Novo plano arborização prevê mudanças em redes de luz e água
O Plano de Arborização Urbana de Salvador prevê mudanças na rede de distribuição de concessionárias públicas, como a de energia. De acordo com o projeto, as estruturas desses serviços devem ser gradativamente substituídas por redes compactas ou subterrâneas, facilitando desenvolvimento das árvores.
“É, em geral, a estrutura de energia elétrica e de tubulações que limita o crescimento das árvores. A fiação chamada de aérea, aquela que temos hoje em quase toda a cidade, exige o estudo do tamanho da copa da árvore”, explica o secretário.
Fraga, no entanto, reforça que a mudança das redes subterrâneas exige organização, já que podem afetar as raízes das árvores. Apesar da indicação do projeto, atualmente as concessionárias de energia elétrica são regulamentadas por legislações federais. A Coelba não comentou o projeto de lei, mas demonstrou preocupação com a segurança da rede elétrica, indicando que o serviço de poda deve ser periódico.
Embora esse seja um serviço de responsabilidade da prefeitura, a companhia informou, em nota, que realiza a poda, caso os galhos ou folhagens estejam próximos ou em contato com a rede. A concessionária pede que o usuário solicite o serviço através dos canais de atendimento disponíveis nos boletos de pagamento.
Quem identifica em áreas públicas árvores que precisam ser podadas ou removidas deve entrar em contato com o telefone 156 – Disque Salvador (Ouvidoria). No caso de erradicação de árvores, é preciso uma vistoria técnica feita pelo próprio município. Ao longo de um mês, o CORREIO solicitou dados da quantidade, locais e motivos de erradicação de árvores nas ruas – mas a Secretaria da Manutenção (Seman) não disponibilizou os dados.
Fonte: Correio24Horas
Outras notícias
Comércio terá mudanças viárias durante a Festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia
05 de Dezembro de 2025
Prefeitura inicia projeto de fortalecimento da Atenção Primária em parceria com o IEPS e instituições nacionais
05 de Dezembro de 2025
Muniz diz que Cine Excelsior ainda pode ser recuperado para nova sede da Câmara de Salvador
05 de Dezembro de 2025
Natal no Centro Histórico terá esquema de segurança reforçado com reconhecimento facial, revistas e monitoramento
05 de Dezembro de 2025
Otto Filho já tem maioria assegurada para ocupar vaga no TCE-BA
05 de Dezembro de 2025
Do amor à indecisão 09 de Março de 2018
TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023
Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019
Guns N’ Roses inicia venda de ingressos para show em Salvador; confira valores 03 de Dezembro de 2025