Aeroviários paralisam atividades na quarta-feira (3) em Salvador

Na próxima quarta-feira (3), quando começa o Carnaval em Salvador, pilotos, copilotos e comissários realizam uma paralisação das 6h às 8h. A decisão foi tomada em  assembleia do SNA (Sindicato Nacional dos Aeroviários) nas suas bases espalhadas pelo Brasil.

Na capital baiana, o Sindicato Nacional dos Aeroviários Regional Bahia também fará uma manifestação no aeroporto internacional de Salvador, Luiz Eduardo Magalhães, o ato acontece das 6h às 8h no portão de embarque. 

Para o diretor do SNA Regional Bahia, André Luiz Carvalho, o ato é legitimo, uma vez que todas as classes de trabalhadores no Brasil têm uma data base de reajuste, e a dos aeroviários não foi respeitada pelos donos das companhias aéreas. 

— Não estamos fazendo nada de ilegal, nada de absurdo, toda a categoria de trabalhadores no País tem sua data base, pois o que queremos são os nossos direitos. Pedimos um reajuste mínimo acima da inflação, mais ganho real, reajuste para pisos como vale refeição, alimentação, diárias e seguros. No entanto, as empresas, alegando a crise não apresentou uma proposta de contemplasse os anseios da categoria, por isso estaremos na próxima quarta fazendo uma grande manifestação no aeroporto de Salvador com duas horas de paralisação, a fim de chamar atenção da sociedade e dos patrões à  demanda da categoria que tanto sofre neste País.

Reivindicações 

Os profissionais da aviação civil reivindicam 11% de reajuste nos salários e demais cláusulas econômicas, e o pagamento retroativo à data base da categoria. Além disso, a categoria busca junto aos patrões um aumento de 20% para benefícios como vale refeição e alimentação.

Já a proposta final apresentada pelas empresas aéreas, durante a rodada de negociação realizada no dia 27 de janeiro, em São Paulo, foi de reposição escalonada de 5,5% em fevereiro, mais 5,5% em junho, para pisos e salários até R$ 1,5 mil. Apenas as diárias nacionais, o vale-alimentação, vale-refeição e seguro de vida seriam reajustados de acordo com a índice da inflação e teriam a data-base respeitada.

 

Da Redação|Bahia25Horas

Outras notícias

SAÚDE

Unidade de saúde promove banho de sol a pacientes internados em Salvador

21 de Julho de 2025

POLÍTICA

Mais progresso: Juazeiro recebe motoniveladora destinada pelo deputado Alex Santana em aniversário

18 de Julho de 2025

POLÍTICA

Em imersão com indígenas na Aldeia Multiétnica, consultora denuncia retrocesso ambiental proposto pelo PL da Devastação

16 de Julho de 2025

POLÍTICA

PL propõe Banco Municipal de Boas Práticas Educacionais em Salvador

16 de Julho de 2025

SAÚDE

Usuários do Bolsa Família devem realizar acompanhamento nas unidades de saúde

11 de Julho de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024