Aeroviários paralisam atividades na quarta-feira (3) em Salvador

Na próxima quarta-feira (3), quando começa o Carnaval em Salvador, pilotos, copilotos e comissários realizam uma paralisação das 6h às 8h. A decisão foi tomada em  assembleia do SNA (Sindicato Nacional dos Aeroviários) nas suas bases espalhadas pelo Brasil.

Na capital baiana, o Sindicato Nacional dos Aeroviários Regional Bahia também fará uma manifestação no aeroporto internacional de Salvador, Luiz Eduardo Magalhães, o ato acontece das 6h às 8h no portão de embarque. 

Para o diretor do SNA Regional Bahia, André Luiz Carvalho, o ato é legitimo, uma vez que todas as classes de trabalhadores no Brasil têm uma data base de reajuste, e a dos aeroviários não foi respeitada pelos donos das companhias aéreas. 

— Não estamos fazendo nada de ilegal, nada de absurdo, toda a categoria de trabalhadores no País tem sua data base, pois o que queremos são os nossos direitos. Pedimos um reajuste mínimo acima da inflação, mais ganho real, reajuste para pisos como vale refeição, alimentação, diárias e seguros. No entanto, as empresas, alegando a crise não apresentou uma proposta de contemplasse os anseios da categoria, por isso estaremos na próxima quarta fazendo uma grande manifestação no aeroporto de Salvador com duas horas de paralisação, a fim de chamar atenção da sociedade e dos patrões à  demanda da categoria que tanto sofre neste País.

Reivindicações 

Os profissionais da aviação civil reivindicam 11% de reajuste nos salários e demais cláusulas econômicas, e o pagamento retroativo à data base da categoria. Além disso, a categoria busca junto aos patrões um aumento de 20% para benefícios como vale refeição e alimentação.

Já a proposta final apresentada pelas empresas aéreas, durante a rodada de negociação realizada no dia 27 de janeiro, em São Paulo, foi de reposição escalonada de 5,5% em fevereiro, mais 5,5% em junho, para pisos e salários até R$ 1,5 mil. Apenas as diárias nacionais, o vale-alimentação, vale-refeição e seguro de vida seriam reajustados de acordo com a índice da inflação e teriam a data-base respeitada.

 

Da Redação|Bahia25Horas

Outras notícias

CIDADE

Comércio terá mudanças viárias durante a Festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia

05 de Dezembro de 2025

SAÚDE

Prefeitura inicia projeto de fortalecimento da Atenção Primária em parceria com o IEPS e instituições nacionais

05 de Dezembro de 2025

POLÍTICA

Muniz diz que Cine Excelsior ainda pode ser recuperado para nova sede da Câmara de Salvador

05 de Dezembro de 2025

CIDADE

Natal no Centro Histórico terá esquema de segurança reforçado com reconhecimento facial, revistas e monitoramento

05 de Dezembro de 2025

POLÍTICA

Otto Filho já tem maioria assegurada para ocupar vaga no TCE-BA

05 de Dezembro de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Guns N’ Roses inicia venda de ingressos para show em Salvador; confira valores 03 de Dezembro de 2025

Mãe de Mel Maia é encontrada morta no Rio de Janeiro 28 de Novembro de 2025