Crise nos Correios: Estatal dobra prejuízo e tem voos de entregas suspensos; entenda

Enfrentando crise financeira, os Correios registraram mais do que o dobro de prejuízo nos três primeiros meses de 2025 — R$ 1,72 bilhão — em comparação com o mesmo período do ano passado, quando o déficit foi de R$ 801 milhões. Esse é o pior resultado para o primeiro trimestre desde 2017.

A estatal já enfrenta dificuldades desde 2022, operando no vermelho, com falta de insumos, atrasos em pagamentos e crescente insatisfação interna.

De acordo com informações do jornal O Globo, além dos atrasos salariais, funcionários relatam falta de materiais de trabalho e problemas constantes na manutenção de veículos e equipamentos. A empresa, no entanto, afirma que tem adotado medidas para conter gastos.

“A natureza estatal da empresa e a proteção legal, que impede sua descontinuidade, reforçam sua estabilidade operacional, garantindo a continuidade das atividades mesmo diante de desafios econômicos”, disse a estatal em nota.

Por outro lado, a área técnica do Tribunal de Contas da União (TCU) apontou que os Correios estão utilizando mecanismos que não estão em conformidade com normas técnicas.

A forte concorrência no mercado de entregas é apontada como uma das principais causas da crise financeira da empresa. Agravando ainda mais o cenário, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) decidiu suspender, a partir desta quarta-feira (4), os voos operados pelos Correios, alegando que estavam sendo transportados produtos classificados como perigosos. Esses serviços são realizados por empresas terceirizadas.

Outras notícias

POLÍTICA

Mais progresso: Juazeiro recebe motoniveladora destinada pelo deputado Alex Santana em aniversário

18 de Julho de 2025

POLÍTICA

Em imersão com indígenas na Aldeia Multiétnica, consultora denuncia retrocesso ambiental proposto pelo PL da Devastação

16 de Julho de 2025

POLÍTICA

PL propõe Banco Municipal de Boas Práticas Educacionais em Salvador

16 de Julho de 2025

SAÚDE

Usuários do Bolsa Família devem realizar acompanhamento nas unidades de saúde

11 de Julho de 2025

POLÍTICA

Leo Prates é destaque entre os “Cabeças do Congresso” e reforça força do trabalho coletivo

11 de Julho de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024