Especialista baiana abre vagas para curso sobre importância da população parda na luta contra o racismo
A expansão do debate de consciência racial no Brasil levanta uma questão acerca da importância e representatividade da população parda nesta luta. Um assunto que muitas vezes é minimizado perante os movimentos civis contra o racismo e, por conta disso, é preciso ser melhor evidenciado.
A consultora de relações étnicos-raciais, Tainara Ferreira, abordará este tema em novo módulo de um curso online, que ocorrerá na próxima terça-feira (17), às 19h30. Na aula, a especialista traz as relações históricas e culturais que estruturam as hierarquias raciais no Brasil, destacando estratégias de resistência e valorização das identidades afro-indígenas e mestiças.
"Pardos e pretos sempre estiveram no mesmo lado, em combate ao racismo sistemático brasileiro, e quem diz isso são grandes estudiosos, como Lia Vainer Schucman, Kabengele Munanga e Nilma Lino Gomes, e os utilizo como base teórica nesta iniciativa que visa, antes de tudo, desmistificar uma suposta divisão que vez ou outra é levantada", explicou Tainara.
O apagamento das identidades africanas e indígenas é um instrumento utilizado pela elites sociais há séculos, como meio de controle e afastamento entre os grupos, que sempre foram minorias sociais no país. "Tratar essa questão como algo não único é um erro e tudo isso pode ser evidenciado por meio do conhecimento da causa. Só assim há o entendimento da relevância desta união contra o racismo", acrescentou a especialista.
O curso está disponível na plataforma Sympla, no valor de R$70 cada inscrição. Para mais informações, acesse o link: https://www.sympla.com.br/
Outras notícias

Mais progresso: Juazeiro recebe motoniveladora destinada pelo deputado Alex Santana em aniversário
18 de Julho de 2025

Em imersão com indígenas na Aldeia Multiétnica, consultora denuncia retrocesso ambiental proposto pelo PL da Devastação
16 de Julho de 2025

PL propõe Banco Municipal de Boas Práticas Educacionais em Salvador
16 de Julho de 2025

Usuários do Bolsa Família devem realizar acompanhamento nas unidades de saúde
11 de Julho de 2025

Leo Prates é destaque entre os “Cabeças do Congresso” e reforça força do trabalho coletivo
11 de Julho de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
