Especialista critica sucateamento da UFBA e defende ocupação estudantil em oposição ao DCE: ‘é um descaso'
A Universidade Federal da Bahia (UFBA) está sendo ocupada desde o último dia 5 por estudantes que protestam contra o sucateamento da instituição, que ocorre após cortes orçamentários feitos pelo governo federal com o novo Arcabouço Fiscal.
O movimento, chamado ‘Ocupa UFBA’, ocorre no Campus São Lázaro de forma contrária ao Diretório Central de Estudantes (DCE), que ignora toda a situação atual em que as faculdades públicas se encontram e ainda ataca a manifestação pacífica feita pela ala independente dos estudantes.
Sobre isso, a consultora de relações étnicos-raciais e de gênero, Tainara Ferreira, comentou sobre a real situação crítica da universidade e como isso prejudica diretamente às classes menos favorecidas, que se esforçaram para entrar no ensino superior público e acabam se tornando ‘reféns’ do abandono sem ter grande apoio para mudar isso.
Formada na UFBA - e discente em outra graduação - e criada no bairro do Arenoso, na periferia de Salvador, a especialista ressalta que sabe a dificuldade de acessar esse espaço de conhecimento e pesquisa e critica o movimento de caça e fake news contra os que lutam para que o caso se reverta.
“Tenho propriedade em falar, pois sei perfeitamente como é difícil para nós, que vem das comunidades, de conseguirem ingressar. É um descaso em meio ao ataque feito pelo DCE, agora defensores do sucateamento que está aí, para todo mundo ver. Me solidarizo com os alunos que lutam e estão sofrendo sendo deslegitimados”, pontua.
A ocupação deve encerrar na próxima quinta-feira (12), mas a expectativa é promover outras manifestações com o objetivo de manter a mobilização ativa e, posteriormente, cobrar respostas.
Outras notícias

Em imersão com indígenas na Aldeia Multiétnica, consultora denuncia retrocesso ambiental proposto pelo PL da Devastação
16 de Julho de 2025

PL propõe Banco Municipal de Boas Práticas Educacionais em Salvador
16 de Julho de 2025

Usuários do Bolsa Família devem realizar acompanhamento nas unidades de saúde
11 de Julho de 2025

Leo Prates é destaque entre os “Cabeças do Congresso” e reforça força do trabalho coletivo
11 de Julho de 2025

Marcelle Moraes comemora aprovação nacional de lei que proíbe testes cosméticos em animais
10 de Julho de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
