Salvador sedia maior competição de capoeira do mundo
FOTO: REPRODUÇÃO/SECOM SALVADOR
Salvador sedia a final do Red Bull Paranauê pelo segundo ano consecutivo, em frente ao Farol da Barra, no dia 3 de março, trazendo para a capital baiana os maiores nomes da capoeira mundial. O evento tem como objetivo escolher o capoeirista mais completo da atualidade. Os participantes terão que mostrar suas habilidades em três dos principais segmentos da Capoeira: Angola, Regional e Contemporânea.
Nesta segunda (26) e terça-feira (27), atletas fazem as últimas seletivas aqui em Salvador, mas algumas provas foram realizadas também no Rio e em São Paulo, no mês de janeiro. A grande novidade para 2018 é que as mulheres ganharam uma categoria só delas. Na primeira edição, em 2017, a baiana Débora Santos, conhecida como Pérola, foi a única mulher a disputar o título contra outros 15 finalistas, de diferentes partes do Brasil e até mesmo de outros países.
Em 2017, o Red Bull Paranauê teve mais de 300 inscritos e reuniu um público de cerca de 3,5 mil pessoas em frente ao Farol da Barra, em Salvador. Conquistando a vitória em casa, quem levou a melhor foi o baiano Lucas Dias Ferreira, mais conhecido como “Ratto”, que recebeu o troféu das mãos do consagrado Mestre João Grande, uma das maiores lendas da Capoeira mundial.
Eventos gratuitos - Além de sediar a grande final da competição, Salvador recebe eventos gratuitos durante esta semana. As ações, que são abertas ao público, acontecem no Instituto Cultural Brasil Alemanha (ICBA), localizado na Avenida Sete de Setembro, na Vitória.
Na quarta-feira (28), serão realizadas aulas com o Mestre Paulinho Sabiá e com o Mestre Jogo de Dentro, às 18h e às 19h, respectivamente. Na quinta-feira (29), aula com o Mestre Nenel, às 17h, e com o mestre Suassuna às 18h. Já às 19h, haverá o Diálogo Musical, com o lançamento do CD do Contra Mestre Rafael e exibição do curta metragem "Herói da Liberdade", do Mestre Negoativo. Ainda durante a noite da quinta, haverá a apresentação dos 16 finalistas do Red Bull Paranauê 2018.
O Red Bull Paranauê conta com o apoio da Prefeitura através da Secretaria Municipal de Trabalho, Esporte e Lazer (Semtel) e da Empresa Salvador Turismo (Saltur).
Outras notícias

Samuel Júnior defende postura responsável da oposição em debates sobre segurança após posicionamento de Jerônimo
12 de Agosto de 2025

Cardeal da Silva anuncia implantação de 20 casas populares em parceria com o Ministério das Cidades
11 de Agosto de 2025

Samuel Jr. fala em “ditadura do Judiciário” após prisão domiciliar de Bolsonaro e cobra reação da sociedade
07 de Agosto de 2025

Tainara Ferreira comenta ataques a Lucas Pizane e critica silenciamento de homens vítimas de assédio
07 de Agosto de 2025Coautora do livro 'O Futuro das Novas Masculinidades', especialista explicou em vídeo sobre os impactos desses atos na sociedade, independente do gênero.

Centro de Saúde em Salvador realiza ações educativas sobre hepatites e câncer de cabeça e pescoço
07 de Agosto de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
