Lei para assegurar custos de tratamento a animais violentados é sancionada em Salvador

As políticas públicas para garantir os direitos dos animais tiveram mais conquistas em Salvador. Foi publicada no Diário Oficial do Municipal (DOM) nesta segunda-feira (27) a lei que determina a quem cometer maus-tratos aos animais, o custeio pelo tratamento de saúde do bicho na capital baiana.

Além da nova lei municipal, o suspeito também terá de responder às sanções impostas pela legislação federal vigente de crimes ambientais (Nº 9605/98). No texto, é classificado como tipos de violência aos animais: ferir; mutilar; praticar ato de abuso ou realizar experiência dolorosa ou cruel em bicho vivo.

A Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência e Proteção Animal (Secis) será responsável por fiscalizar a medida e, para os casos de descumprimento, será regulamentada a punição via decreto. “Essa lei atua diretamente para inibir a prática criminosa de maus-tratos contra os animais domésticos e reforça a legislação federal que já resguarda os bichos contra a violência. As agressões e abandono são atitudes insensíveis a seres que só sabem distribuir amor e união por onde passam”, pontua Marcelle Moraes, titular da pasta, vereadora licenciada e autora da lei.

Tatuagens

Outra lei sancionada nesta segunda (27) na capital baiana é a que proíbe tatuagem e piercing de qualquer natureza em animais domésticos.

Os estabelecimentos que não respeitarem a nova lei serão multados em 10 salários mínimos, e, em caso de reincidência terão seus alvarás cassados. Toda quantia arrecadada será direcionada para políticas públicas voltadas aos bichos, como o Castramóvel, por exemplo.

Marcelle explica que esses procedimentos são ações equivalentes a maus-tratos, especialmente em pele de animais que são mais sensíveis que a dos seres humanos. “No carnaval, por exemplo, é muito comum vermos esse tipo de customização cruel. Além disso, a inserção desses materiais coloca a vida do bicho em risco com possibilidade de reações alérgicas como dermatite, infecções e, em alguns casos, até de necrose da pele”.

Outras notícias

POLÍTICA

Projeto na Câmara busca responsabilizar empresas em casos de suicídio por assédio moral

22 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Deputado baiano critica indiciamento de Silas Malafaia por se manifestar contra Alexandre de Moraes

21 de Agosto de 2025

CIDADE

Simm oferece 167 vagas para esta quarta-feira (20) Simm oferece 167 vagas para esta quarta-feira (20)

20 de Agosto de 2025

CIDADE

Operação Falso Crédito: trio é preso por fraudes contra idosos do INSS

20 de Agosto de 2025

ESPORTE

Vitória retorna aos treinos com foco no jogo contra o Flamengo

20 de Agosto de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024