Salvador promove a 16ª Conferência Municipal de Saúde a partir desta terça (18)
Começa nesta terça-feira (18) e vai até quinta-feira (20), no Centro de Convenções de Salvador, na Boca do Rio, a 16ª Conferência Municipal de Saúde da capital baiana. A cerimônia de abertura acontece a partir das 18h30, com palestra a ser ministrada pela professora e pesquisadora do Observatório de Análise e Política do Instituto de Saúde Coletiva (ISC) da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Carmen Teixeira, e presenças da vice-prefeita e secretária de saúde de Salvador, Ana Paula Matos, e do presidente do Conselho Municipal da Saúde (CMS), Everaldo Braga, dentre outras autoridades.
Com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, à Vida e a Democracia - Amanhã Vai Ser Outro Dia”, o evento reúne representantes da sociedade civil, gestores, prestadores e trabalhadores da área de saúde. O propósito é debater e propor diretrizes para a execução de ações e serviços de saúde em Salvador, entre elas a expansão da Atenção Básica na capital, respeitando a normatização federal.
A vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos, salienta a importância da Conferência na contribuição com a melhoria contínua dos fluxos nos serviços de saúde da capital baiana, e convida os soteropolitanos a participarem do evento. “É um momento de grande relevância para que o SUS em Salvador siga sendo operacionalizado de forma a atender os principais anseios da população, em todos os lugares da nossa cidade, pois reúne pessoas, instituições, representações que são fundamentais nessa construção conjunta em benefício de um cuidado cada vez mais qualificado para com a vida dos soteropolitanos”, convida.
Preparação – Durante o mês de março foram realizadas as pré-Conferências nos 12 Distritos Sanitários, com objetivo de avaliar a situação da saúde em Salvador e propor diretrizes para a formulação das estratégias e das pautas para a 16ª Conferência, que serão debatidas e apresentadas durante o evento. Os encontros envolveram a participação dos usuários, trabalhadores e gestores locais que vivem a realidade da saúde diariamente nas comunidades onde atuam, com relatos que ajudaram a otimizar as discussões sobre medidas para solução dos problemas.
Programação:
Dia 18/4 (terça-feira)
14h – 17h: Credenciamento
18h30 – 19h30: Solenidade de Abertura
19h30 – 20h30: Conferência Magna
20h30: Coquetel de Abertura
Dia 19/4 (quarta-feira)
8h – 10h: Credenciamento dos(as) delegados(as) e suplentes
8h30 – 10h: Leitura e aprovação do Regimento e do Regulamento
10h – 12h: Mesa Redonda dos Eixos Temáticos
12h – 14h: Almoço
14h – 17h: Grupos Temáticos
Dia 20/4 (quinta-feira)
8h – 12h: Grupos Temáticos
12h – 14h: Almoço 1
14h – 15h: Eleição de Delegados/as para a 11ª Conferência Estadual de Saúde
15h -18h: Plenária Final
18h: Coquetel de Encerramento
Texto: Ascom/SMS
Outras notícias
Ypê amplia programa de troca e reembolso para produtos que seguem sob restrição da Anvisa
20 de Junho de 2026
São João altera trânsito em Salvador; confira as mudanças previstas para os festejos
20 de Junho de 2026
Governo confirma novo piso nacional de R$ 5,1 mil para professores da educação básica
20 de Junho de 2026
Dengue: Anvisa cria grupo para avaliar segurança da vacina do Butantan
19 de Junho de 2026
João Cláudio Bacelar destaca avanço das obras de mobilidade e requalificação urbana em Salvador
19 de Junho de 2026
Do amor à indecisão 09 de Março de 2018
Advogado baiano viraliza ao retratar com humor o cotidiano da profissão 06 de Maio de 2026
TJBA lança app para vítimas pedirem medida protetiva, nesta segunda-feira 09 de Março de 2026
Maria Bethânia celebra 80 anos e recebe homenagens de fãs e artistas 18 de Junho de 2026