Ação educativa leva estudantes da rede municipal ao Jardim Botânico
Mais de 40 de estudantes da Escola Municipal Orlando Imbassahy, em São Marcos, participaram nesta terça-feira (25) de um passeio ecológico especial no Jardim Botânico de Salvador, alusivo ao Dia Internacional da Terra, celebrado no último 22. A ação é fruto de parceria entre a Diretoria de Resiliência da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis) e a Secretaria Municipal da Educação (Smed).
Acompanhados por técnicos da Secis, os alunos puderam conhecer de perto o equipamento, que é considerado uma importante área de estudo, manutenção e conservação da Mata Atlântica na capital baiana, com cerca de 160 mil m² de área. As atividades envolveram passeio pela trilha ecológica, conhecendo as origens e cronologia das várias espécies nativas, além de participarem de um momento de reflexão na Praça do Silêncio sobre a importância e o desenvolvimento da consciência ambiental.
“A proposta do Jardim Botânico é ser um parque ecológico com amplo espaço para estudo e pesquisa. Mas, para além de botânica, o lugar entrega uma área ideal para estreitar laços entre a criançada e o meio ambiente, e recebê-los para falarmos sobre o Dia Mundial da Terra é fundamental para que se tornem jovens e adultos conscientes quanto a importância da preservação das nossas matas e do meio ambiente”, destaca a titular da Secis, Marcelle Moraes.
As crianças ainda participaram de jogos com perguntas e respostas sobre sustentabilidade, fizeram um lanche saudável com frutas e receberam de presente um jogo da memória com fotos ilustrativas das espécies nativas da Mata Atlântica apresentadas no local. Os alunos receberam também mudas de espécies nativas frutíferas, utilizadas na culinária e medicinais, como o cajueiro, aroeira, pitangueira e urucueiro.
“Os estudantes ficaram encantados e aprenderam bastante sobre a importância dessa data. O Dia da Terra é uma oportunidade de discutir temas ambientais e sensibilizar a população sobre a necessidade de conservação do planeta”, explicou a diretora de Resiliência da Secis, Tainara Ferreira.
Funcionamento - O Jardim Botânico funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Avenida São Rafael, s/n, São Marcos (após o Hospital São Rafael). A entrada é gratuita e aberta ao público.
Outras notícias
Ypê amplia programa de troca e reembolso para produtos que seguem sob restrição da Anvisa
20 de Junho de 2026
São João altera trânsito em Salvador; confira as mudanças previstas para os festejos
20 de Junho de 2026
Governo confirma novo piso nacional de R$ 5,1 mil para professores da educação básica
20 de Junho de 2026
Dengue: Anvisa cria grupo para avaliar segurança da vacina do Butantan
19 de Junho de 2026
João Cláudio Bacelar destaca avanço das obras de mobilidade e requalificação urbana em Salvador
19 de Junho de 2026
Do amor à indecisão 09 de Março de 2018
Advogado baiano viraliza ao retratar com humor o cotidiano da profissão 06 de Maio de 2026
TJBA lança app para vítimas pedirem medida protetiva, nesta segunda-feira 09 de Março de 2026
Maria Bethânia celebra 80 anos e recebe homenagens de fãs e artistas 18 de Junho de 2026