Julho das Pretas: SMS promove evento de enfrentamento ao racismo e promoção à saúde da população negra
Com o objetivo de combater o racismo e contribuir para a promoção da saúde integral da população negra em Salvador, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promoveu, nesta quarta-feira (19), um evento em alusão ao Dia Internacional da Mulher Negra Afro Latino-Americana e Caribenha, celebrado em 25 de julho. Com o tema “Trajetória de Mulheres Negras no Combate ao Racismo”, o seminário, direcionado aos profissionais da SMS, aconteceu na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP), em Nazaré.
Na oportunidade, foi realizada uma aula inaugural da 2ª edição do Curso Racismo e Saúde. Estiveram presentes na ocasião a vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos; a secretária de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Fernanda Lordêlo; a coordenadora do Programa de Combate ao Racismo Institucional de Salvador (PCRI), Oilda Ferreira, representando a Secretaria Municipal da Reparação (Semur), e Evilásio Bouças, presidente do Conselho Municipal das Comunidades Negras (PCRI).
Ana Paula Matos reforçou a importância da qualificação permanente dos profissionais e servidores, para assegurar o êxito no enfrentamento ao racismo institucional no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) municipal. “Atividades como essas são de extrema importância para que tenhamos uma Salvador com profissionais da saúde cada vez mais preparados para reconhecer, compreende e combater o racismo e todas as formas de opressão e preconceito contra a população negra. Fico feliz em ver a participação dos servidores e sei que, juntos, vamos fortalecer cada vez mais a luta coletiva por equidade, justiça social e combate às vulnerabilidades”, declarou.
A titular da SPMJ destacou ser necessários a discussão e o reconhecimento das condições de vulnerabilidade vivenciadas pelas mulheres negras em razão das situações vivenciadas por este público. “Essas ações integradas permitem o desenvolvimento de políticas de combate do racismo na saúde e em especial para a mulher negra”, reforçou Fernanda Lordêlo.
Enfrentamento – A Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN) é uma das estratégias para enfrentamento do racismo enquanto um determinante social e se constitui um compromisso público para a promoção da saúde da população negra, notadamente devido às iniquidades em saúde que são consequências dos fatores socioeconômicos e culturais, incluso neste o racismo institucional. Em busca da superação dessas desigualdades étnico-raciais, a PNSIPN traz como uma das diretrizes gerais a inclusão dos temas Racismo e Saúde da População Negra nos processos de formação e educação permanente dos trabalhadores da saúde e no exercício do controle social na saúde.
O Programa de Combate ao Racismo Institucional (PCRI) foi implementado pela Prefeitura de Salvador, sob a coordenação da Semur, para o combate ao racismo institucional e a promoção da igualdade racial em todos os órgãos e entidades da administração pública municipal.
Texto: Ascom/SMS
Outras notícias
Em clima de Copa e São João, Pelourinho encerra festa com Alceu Valença e cerca de 50 atrações
25 de Junho de 2026
Com ações de São João, Sesab realiza 54 mil testes de ISTs e garante atendimentos relacionados às festas
25 de Junho de 2026
Ferry-boat registra filas e espera de até 3 horas no retorno do São João
25 de Junho de 2026
Amado Batista é condenado por morte de criança dentro de sua fazenda
25 de Junho de 2026
Arraiá da Prefs impulsionou empreendedorismo de mães atípicas e ampliou geração de renda em Salvador
25 de Junho de 2026
Do amor à indecisão 09 de Março de 2018
Advogado baiano viraliza ao retratar com humor o cotidiano da profissão 06 de Maio de 2026
TJBA lança app para vítimas pedirem medida protetiva, nesta segunda-feira 09 de Março de 2026
Amado Batista é condenado por morte de criança dentro de sua fazenda 25 de Junho de 2026