Avanços de Salvador em tecnologia são apresentados em maior evento de cibersegurança do Brasil

O prefeito de Salvador, Bruno Reis, participou nesta quarta-feira (16) do evento Fortinet Cybersecurity Summit, um dos maiores encontros sobre cibersegurança do Brasil, realizado em São Paulo. O gestor soteropolitano foi um dos palestrantes, apresentando os casos de sucesso que a capital baiana teve no aprofundamento tecnológico dos serviços públicos, como a plataforma Salvador Digital, a aplicação de tablets e chromebooks na educação, a criação do Hub Salvador e a instalação da Infovia da Cidade Inteligente.

 

Bruno falou também sobre projetos que serão colocados em prática nos próximos meses, como as implantações do Hub do Subúrbio, o segundo pólo de tecnologia e inovação para receber e acelerar startups na cidade; do Centro de Comando e Controle e da Escola Digital, em parceria com o Senai Cimatec, espaço que vai oferecer cursos técnicos, de extensão e de formação executiva em tecnologia.

 

O prefeito apresentou aos presentes o Plano Diretor de Tecnologias da Cidade Inteligente (PDTCI), que prevê 50 metas a serem alcançadas pelo município, conta com 75 projetos e mais de R$ 5 bilhões investidos em inovação. Um dos objetivos é a finalização da Infovia da Cidade Inteligente, que terá 800 km de conexão à internet por fibra óptica.

 

“Salvador será a cidade mais conectada do Brasil. Vamos oferecer Wi-Fi gratuito em todos os prédios públicos, praças e pontos turísticos. O Hub Salvador, em funcionamento no Comércio, já é um sucesso. Tanto, que vamos construir outro hub, desta vez no Subúrbio, para também levar às regiões mais vulneráveis a possibilidade das pessoas aprenderem e se inserirem nesse mundo”, disse o prefeito.

 

Outra iniciativa lembrada foi a distribuição de 106 mil tablets para alunos da rede municipal e 8 mil chromebooks para professores, o que permitiu o acesso das crianças e jovens às plataformas de Ambiente Virtual de Aprendizado (AVA) e Tech4Kids, que trabalham com letramento digital.

 

A Fortinet, uma das maiores empresas de cibersegurança do mundo, é parceira da gestão municipal e responsável pela segurança das informações da rede da Prefeitura. Graças a esse trabalho, foi possível ampliar o alcance das políticas públicas através da internet. Uma dessas ações foi a reunião de todos os serviços em um único portal, o Salvador Digital.

 

Outros serviços que avançaram com tecnologia foi a vigilância de áreas públicas, com mais de 300 câmeras de monitoramento instaladas e a iluminação 100% em LED com luminárias inteligentes com 5G.

 

Bruno lembrou ainda que Fortinet e Prefeitura de Salvador assinaram em maio um acordo de cooperação. O plano de ação prevê um treinamento, organizado pelo Fortinet Training Institute, sobre segurança cibernética para cerca de 10 mil funcionários públicos, 20 mil professores da rede municipal e 115 mil alunos. Além disso, a parceria prevê treinamentos para a população.

Outras notícias

POLÍTICA

João Cláudio Bacelar homenageia presidente da CTB com Medalha Thomé de Souza

25 de Junho de 2026

SAÚDE

Prefeitura de Salvador amplia assistência pediátrica com início das atividades de dois Gripários na rede municipal

25 de Junho de 2026

CIDADE

Queda de árvore bloqueia rua no Rio Vermelho e afeta trânsito na região

25 de Junho de 2026

ESPORTE

Contagem regressiva: falta um ano para Salvador receber a Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027

25 de Junho de 2026

SAÚDE

Academia Salvador do Dique do Tororó completa dois anos com mais de 100 mil atendimentos

25 de Junho de 2026

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

Advogado baiano viraliza ao retratar com humor o cotidiano da profissão 06 de Maio de 2026

TJBA lança app para vítimas pedirem medida protetiva, nesta segunda-feira 09 de Março de 2026

Amado Batista é condenado por morte de criança dentro de sua fazenda 25 de Junho de 2026

Maria Bethânia celebra 80 anos e recebe homenagens de fãs e artistas 18 de Junho de 2026