Módulo de saúde registra mais de 120 atendimentos de baixa complexidade durante Parada LGBT+ em Salvador
O módulo de saúde montado pela Secretaria Municipal da Saúde de Salvador (SMS) para atendimento do público presente na 20ª Parada do Orgulho LGBT+, que aconteceu neste último domingo (10), no Campo Grande, contabilizou 127 atendimentos de baixa complexidade durante todo o evento.
Já a unidade do “Fique Sabendo”, que funcionou anexo ao módulo de saúde, contabilizou o atendimento a 108 pacientes, com a realização de 216 testes para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis. Além das testagens, também foram dispensados insumos para prevenção combinada, preservativos e realizadas diversas atividades educativas e artísticas, essas últimas em parceria com ONGs e instituições, a exemplo do Bonde Universitário da UFBA, e o Rolê da Prevenção, do Motirô-BA.
Outra iniciativa presente na 20ª Parada do Orgulho LGBT+ foi a emissão do Cartão SUS com nome social, ou seja, com o nome adotado socialmente pelo cidadão, sem necessidade de alteração do registro civil. Ao todo, 21 usuários puderam ter acesso ao documento através da ação de inclusão desenvolvida pela SMS. O acesso ao nome social é um direito adquirido das pessoas trans, e busca eliminar situações constrangedoras ou discriminatórias que possam funcionar como barreiras aos serviços públicos.
“A presença da Saúde no evento reforça nosso respeito a toda população. A Parada do Orgulho LGBT+ é uma festa consolidada de celebração e luta, o que reforça nosso compromisso de acolher seus foliões com o mesmo cuidado, atenção e respeito como fazemos no Carnaval, por exemplo, com baianos e turistas. O SUS é universal, equânime e integral, e vamos sempre prezar por esses princípios”, destacou a vice-prefeita de Salvador e secretária municipal da Saúde, Ana Paula Matos, que também foi madrinha do evento.
Outras notícias

Cardeal da Silva anuncia implantação de 20 casas populares em parceria com o Ministério das Cidades
11 de Agosto de 2025

Samuel Jr. fala em “ditadura do Judiciário” após prisão domiciliar de Bolsonaro e cobra reação da sociedade
07 de Agosto de 2025

Tainara Ferreira comenta ataques a Lucas Pizane e critica silenciamento de homens vítimas de assédio
07 de Agosto de 2025Coautora do livro 'O Futuro das Novas Masculinidades', especialista explicou em vídeo sobre os impactos desses atos na sociedade, independente do gênero.

Centro de Saúde em Salvador realiza ações educativas sobre hepatites e câncer de cabeça e pescoço
07 de Agosto de 2025

Transalvador altera trânsito no Pelourinho para realização da Flipelô
06 de Agosto de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
