Polícia Federal prende vice-presidente do Facebook no Brasil

A Delegacia de Repressão Entorpecentes/SP da Polícia Federal prendeu, na manhã desta terça-feira (1º), o vice-presidente do Facebook na América Latinal, Diego Dzodan. De acordo com O Globo, o pedido de prisão foi expedido pelo juiz Marcel Maia Montalvao, da Vara Criminal de Lagarto, em Sergipe, motivado pelo descumprimento de ordem judicial.
Em comunicado, a Polícia Federal informa que a prisão foi pedida pelo "reiterado descumprimento de ordens judiciais em investigações que tramitam em segredo de Justiça e que envolvem o crime organizado e o tráfico de drogas".
Dzodan foi preso quando saía de sua casa, no bairro Itaim Bibi. Segundo investigadores, a empresa de tecnologia não cumpriu uma ordem judicial para quebrar o sigilo de mensagens que teriam sido trocadas pelo aplicativo Whatsapp, do qual o Facebook é proprietário. O GLOBO entrou em contato com a assessoria de imprensa do Facebook, mas a empresa não fez qualquer comentário e nem sequer confirmou a prisão.
Não é a primeira vez que o descumprimento de decisão judicial motiva uma decisão da Justiça contra a empresa. Em dezembro do ano passado, por exemplo, um juiz da 1ª Vara Criminal de São Bernardo do Campo, em São Paulo, ordenou o bloqueio do WhatsApp em todo o Brasil por 48 horas. A medida ocorreu em meio a um processo criminal que na época corria em segredo de justiça. Mas foi informado que o Facebook não atendeu a uma determinação judicial de 23 de julho de 2015.
Em fevereiro de 2015, um juiz do Piauí também determinou o bloqueio do aplicativo de mensagens em todo o país devido, mais uma vez, ao descumprimento de uma ordem judicial de quebra de sigilo. Na época, a ordem estava relacionada a uma investigadação da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente daquele estado.
FONTE: O GLOBO
Outras notícias
Comércio terá mudanças viárias durante a Festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia
05 de Dezembro de 2025
Prefeitura inicia projeto de fortalecimento da Atenção Primária em parceria com o IEPS e instituições nacionais
05 de Dezembro de 2025
Muniz diz que Cine Excelsior ainda pode ser recuperado para nova sede da Câmara de Salvador
05 de Dezembro de 2025
Natal no Centro Histórico terá esquema de segurança reforçado com reconhecimento facial, revistas e monitoramento
05 de Dezembro de 2025
Otto Filho já tem maioria assegurada para ocupar vaga no TCE-BA
05 de Dezembro de 2025
Do amor à indecisão 09 de Março de 2018
TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023
Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019
Guns N’ Roses inicia venda de ingressos para show em Salvador; confira valores 03 de Dezembro de 2025