Com aumento no número de eleitores, Salvador elege 120 conselheiros tutelares e suplentes

Salvador elegeu neste domingo (1º) os 120 conselheiros e conselheiras que vão atuar nos 24 Conselhos Tutelares da capital baiana no quadriênio 2024/2028. O sistema de totalização de votos apontou, na madrugada desta segunda-feira (2), o resultado da eleição. A lista completa dos eleitos e dos 120 suplentes já está disponível do site do Conselho Municipal dos Direitos Da Criança e do Adolescente: https://cmdca.salvador.ba.gov.br/.

O número de eleitores dobrou em relação ao último pleito, em 2019. A apuração dos votos indicou também que 69.652 mil eleitores compareceram às urnas nas 430 seções existentes nas 76 escolas municipais e estaduais da capital baiana. Isso representa um crescimento em torno de 117% comparado a 2019, quando cerca de 32 mil pessoas votaram.

A operação especial da Prefeitura de Salvador garantiu que servidores e funcionários públicos, além de voluntários terceirizados, permitissem o funcionamento das seções eleitorais em toda a cidade e nas três ilhas. Pela primeira vez, a eleição para os representantes dos Conselhos Tutelares foi realizada em todo o Brasil de maneira unificada, inclusive com urnas eletrônicas, em cumprimento à Resolução nº 23.719/2023, aprovada por unanimidade pelo TSE.

Os 120 conselheiros e conselheiras eleitos passarão por capacitação e tomarão posse no dia 10 de janeiro de 2024. Eles irão zelar pela garantia e defesa dos direitos da criança e do adolescente por parte da família, da comunidade e do Poder Público, fiscalizando a atuação de órgãos e entidades governamentais e não-governamentais.

A vice-prefeita e secretária de Saúde de Salvador, Ana Paula Matos, desejou sorte aos novos conselheiros e destacou a mobilização municipal com as eleições. “Dia de exercer a democracia tendo em vista essa causa nobre que é garantir os direitos das nossas crianças e adolescentes. Tivemos a maior mobilização da história da nossa cidade em um pleito para conselheiros tutelares, o que significa que a população está cada dia mais atenta sobre a importância da luta por proteção infanto-juvenil. A escolha de conselheiros comprometidos com o ECA é decisiva para o avanço de políticas públicas em defesa dos meninos e meninas soteropolitanos. Desejo sorte aos novos conselheiros e esperamos trabalhar em conjunto visando o presente e futuro das nossas crianças”, afirmou.

A secretária de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Fernanda Lordêlo, destacou o compromisso da Prefeitura em promover uma estrutura de votação acessível, segura e estruturada para todos e todas. “O Conselho Tutelar é um órgão essencial para crianças e adolescentes. Eu desejo que ano que vem os novos conselheiros e conselheiras possam assumir com entusiasmo e coragem as suas funções e, aos que conseguiram a reeleição, que a missão continue. Conto com a força de todos e todas na integração do trabalho em prol do sistema de garantias de direitos das crianças e adolescentes da nossa cidade”, disse.

Outras notícias

CIDADE

Cardeal da Silva anuncia implantação de 20 casas populares em parceria com o Ministério das Cidades

11 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Samuel Jr. fala em “ditadura do Judiciário” após prisão domiciliar de Bolsonaro e cobra reação da sociedade

07 de Agosto de 2025

EDUCAÇÃO

Tainara Ferreira comenta ataques a Lucas Pizane e critica silenciamento de homens vítimas de assédio

07 de Agosto de 2025

Coautora do livro 'O Futuro das Novas Masculinidades', especialista explicou em vídeo sobre os impactos desses atos na sociedade, independente do gênero.

SAÚDE

Centro de Saúde em Salvador realiza ações educativas sobre hepatites e câncer de cabeça e pescoço

07 de Agosto de 2025

CIDADE

Transalvador altera trânsito no Pelourinho para realização da Flipelô

06 de Agosto de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024