Outubro Rosa: equipamentos municipais de Salvador recebem iluminação destacando combate ao câncer de mama e do colo do ú

Os viadutos do BRT, o Elevador Lacerda, a Fonte Luminosa na Praça da Sé e o prédio da Secretaria Municipal de Educação (Smed), no Comércio, estão com uma iluminação especial que iniciou na última segunda-feira (2) em alusão à campanha do Outubro Rosa de combate ao câncer de mama e ao câncer do colo do útero. A ação segue até o dia 31 de outubro.

A iniciativa é promovida pelas secretarias municipais de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), de Educação (Smed) e Saúde (SMS) em parceria com a Diretoria de Serviços de Iluminação Pública (Dsip), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop).

A Smed está engajada na campanha com a instalação de 64 refletores que iluminam a fachada do órgão, que receberam os filtros de cor rosa. Na parte interna, a secretaria fez a aplicação de placas decorativas nos andares com o laço rosa, além das ações de mobilização interna no órgão.

"É muito importante trabalhar a conscientização acerca do câncer de mama e do colo do útero, uma doença de alta incidência no Brasil e cuja cura depende da detecção precoce. Assim, estamos adotando essas ações que reforçam e relembram a importância da prevenção", afirma o titular da Smed, Thiago Dantas.

O diretor da Dsip, Ângelo Magalhães, destaca o trabalho da autarquia de engajamento na campanha. “Nosso objetivo é alertar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença, já que entendemos a importância de sensibilizar para contribuir com a redução da mortalidade. Os monumentos da cidade estão lindos e fortalecendo a luta contra o câncer”, enfatiza.

Prevenir é necessário - Realizar frequentemente o autoexame facilita a percepção de quaisquer alterações, como pequenos nódulos nas mamas e axilas, saída de secreções pelos mamilos, entre outros sintomas, fornecendo à possível paciente uma maior chance de cura.

Segundo pesquisa feita em 2021 pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca), o Brasil ocupa a terceira posição do ranking de países com maior incidência de câncer do colo do útero. Para o ano de 2022, foram estimados 16.710 novos casos, o que representa 15,38 casos a cada 100 mil mulheres no país. Já em relação ao câncer de mama, estima-se que no triênio 2020/2023 foram diagnosticados no país 66.280 novos casos, 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.

“A detecção precoce é uma estratégia para encontrar o tumor numa fase inicial e, assim, possibilitar maior chance de tratamento. Ações como essa, alinhada com a Dsip, é mais uma forma, desenvolvida pela Prefeitura, para chamar a atenção e lembrar as mulheres que o primeiro passo é o autoexame,” conclui Fernanda Lordêlo.

Outras notícias

POLÍTICA

João Cláudio Bacelar homenageia presidente da CTB com Medalha Thomé de Souza

25 de Junho de 2026

SAÚDE

Prefeitura de Salvador amplia assistência pediátrica com início das atividades de dois Gripários na rede municipal

25 de Junho de 2026

CIDADE

Queda de árvore bloqueia rua no Rio Vermelho e afeta trânsito na região

25 de Junho de 2026

ESPORTE

Contagem regressiva: falta um ano para Salvador receber a Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027

25 de Junho de 2026

SAÚDE

Academia Salvador do Dique do Tororó completa dois anos com mais de 100 mil atendimentos

25 de Junho de 2026

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

Advogado baiano viraliza ao retratar com humor o cotidiano da profissão 06 de Maio de 2026

TJBA lança app para vítimas pedirem medida protetiva, nesta segunda-feira 09 de Março de 2026

Amado Batista é condenado por morte de criança dentro de sua fazenda 25 de Junho de 2026

Maria Bethânia celebra 80 anos e recebe homenagens de fãs e artistas 18 de Junho de 2026