Prefeitura e OEI firmam parceria para desenvolvimento de atividades culturais e educacionais

O prefeito Bruno Reis assinou nesta terça-feira (3) um termo que simboliza a intenção da Prefeitura, através da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), em estabelecer um memorando de entendimento com a Organização de Estados Ibero-americanos (OEI). O objetivo da parceria é desenvolver projetos e atividades para internacionalizar as atividades culturais da cidade no contexto Ibero-americano.

A reunião foi realizada no Palácio Thomé de Souza e contou com a presença da vice-prefeita, Ana Paula Matos, do titular da Secult, Pedro Tourinho, do diretor-geral de Cultura na Secretaria-Geral da OEI, Raphael Callou, do diretor e chefe de representação da OEI no Brasil para a Educação, Ciência e Cultura, Leonardo Barchini, além de outros representantes da organização.

Bruno Reis destacou que a Prefeitura está na iminência de entregar equipamentos culturais e que a gestão municipal tem interesse em aproveitar a expertise da OEI na gestão dos espaços. Dentre os equipamentos de fomento à cultura que a capital baiana deverá ganhar no próximo ano estão a Casa de Espetáculos e a Escola de Artes, que já tiveram obras iniciadas. Também está na lista o Museu Arquivo da Cidade que deverá ser entregue à população em janeiro de 2024.

Bruno explicou que a gestão já vinha iniciando colaboração com a organização e que já conta com resultados positivos dessa parceria. “Discutimos várias ideias que vieram se materializando ao longo do tempo e a parceria começou com o Co.Liga, que foi um sucesso importante para a cidade. Agora pensamos em firmar parcerias para contribuir em áreas como a cultura, que é de forte atuação do OEI. A organização pode vir a contribuir muito com projetos, propostas e gestão ajudando a Prefeitura na inovação e prestação de serviços públicos de melhor qualidade”, detalhou.

“Essa parceria vai permitir que a gente economize mais recursos para a cidade e que os serviços também vão ser oferecidos com qualidade ainda melhor. Sabemos da importância da arte e da música, mas Salvador tem muitos ativos e seu patrimônio cultural é antigo. Precisamos fazer com que os equipamentos funcionem bem, até para garantir a permanência do turista na cidade”, acrescentou o prefeito.

Raphael Callou afirmou que a assinatura do termo representa celebrar uma conquista importante para a cidade que pode potencializar suas ações e contribuir no desenvolvimento econômico. “Temos várias ações em conjunto e temos uma longa trajetória na cultura. Salvador também é berço de uma cultura que ganhou dimensão para o país inteiro e tem hoje um aspecto simbólico gigantesco, mas também apelo econômico e de inclusão social. Quando falamos dessa potência da cultura de Salvador, falamos de um setor que pode gerar muitas oportunidades”, destacou.

Pedro Tourinho ressaltou que esse momento foi importante porque servirá de pontapé para avançar em parcerias nas áreas de educação, cultura e tecnologia. Além disso, o gestor destacou o esforço municipal em fortalecer vínculos internacionais que venham a contribuir no desenvolvimento da cidade. “Este momento é muito significativo para a gente porque nas últimas semanas fizemos um decreto organizando e regulamentando relações com organismos internacionais. Este está bem avançado e acreditamos que vai servir de modelo para as atuações no Brasil”, finalizou.

A Organização de Estados Ibero-americanos tem experiência na gestão de espaços de cultura no Brasil e no mundo. A organização trabalha com governos de nossos 23 países-membros, respondendo fortalecendo políticas públicas através de programas e projetos que buscam a criação de valor para a sociedade.

Outras notícias

CIDADE

Cardeal da Silva anuncia implantação de 20 casas populares em parceria com o Ministério das Cidades

11 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Samuel Jr. fala em “ditadura do Judiciário” após prisão domiciliar de Bolsonaro e cobra reação da sociedade

07 de Agosto de 2025

EDUCAÇÃO

Tainara Ferreira comenta ataques a Lucas Pizane e critica silenciamento de homens vítimas de assédio

07 de Agosto de 2025

Coautora do livro 'O Futuro das Novas Masculinidades', especialista explicou em vídeo sobre os impactos desses atos na sociedade, independente do gênero.

SAÚDE

Centro de Saúde em Salvador realiza ações educativas sobre hepatites e câncer de cabeça e pescoço

07 de Agosto de 2025

CIDADE

Transalvador altera trânsito no Pelourinho para realização da Flipelô

06 de Agosto de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024