Vereadora Ana Rita Tavares está com novo mandato na berlinda
A vereadora Ana Rita Tavares (PMB), reeleita no último dia 2, está com o novo mandato na berlinda. O risco de perder a vaga na Câmara de Vereadores se deve ao fato de um candidato do PEN ter conseguido contabilizar seus votos depois que disputou a eleição na condição de subjúdice.
A Justiça Eleitoral validou os votos do postulante e sua coligação conseguiu quociente suficiente para conquistar uma vaga na Casa, isso implicaria na perda de uma cadeira na coligação do DEM, PRB e PMB, onde Ana Rita Tavares foi eleita na última colocação. Segundo o advogado eleitoral Ademir Ismerim, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é quem deve avaliar o caso.
Durante entrevista ao apresentador Zé Eduardo, na Metrópole FM, o especialista explicou o imbróglio. "Você tem que pegar os votos válidos e dividir pelo número de vereadores para preencher. No caso de Salvador, foram um 1 milhão e 250 e poucos mil votos, divididos por 43 vagas, deu 29 mil e poucos. Agora, o PEN não atingiu esses 29 mil votos. Tinha um candidato Ubiratan que tinha 1950 votos, então na sexta-feira (7) foi deferido o registro e o PEN passou a ter quociente suficiente para eleger um vereador. Pelo cálculo que fiz, o PEN fazendo um vereador, poderá tirar uma vaga da coligação encabeçada pelo DEM e a vereadora sendo a última colocada, ela sairia", detalhou.
Segundo Ismerim, apesar desse cenário, outro fator pode influenciar na análise do quantitivos de votos. O candidato para ser eleito tem que ter pelo menos 10% dos votos do quociente, mas o primeiro colocado do PEN não tem 10%. O quociente é 29 mil votos e pouco, o candidato só tem 1950 votos. Se o Tribunal Superior Eleitoral aplicar a regra que todo eleito tem que ter 10%, vai ficar tudo como está. Agora, se não aplicar, vai ficar essa situação que falei. Mas eu acho que não vai aplicar, é esperar a decisão do tribunal", salientou.
Fonte: BocãoNews
Outras notícias
SMS realiza ação inovadora contra hepatites virais neste sábado (31)
30 de Janeiro de 2026
PL na Bahia garante recarga de carro elétrico em garagens de condomínios
30 de Janeiro de 2026
Festa de Iemanjá 2026 terá esquema especial de segurança em Salvador
30 de Janeiro de 2026
Oruam pode voltar à prisão após denúncia por disparo de arma de fogo
30 de Janeiro de 2026
Sereia do Rio Vermelho é restaurada antes da Festa de Iemanjá
30 de Janeiro de 2026
Do amor à indecisão 09 de Março de 2018
TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023
Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019
Oruam pode voltar à prisão após denúncia por disparo de arma de fogo 30 de Janeiro de 2026