Idade mínima para aposentadoria deve subir a 67 anos até 2060, diz governo

O governo propõe estabelecer uma idade mínima de 65 anos para a aposentadoria, mas esse limite não será fixo: deve subir pelo menos duas vezes até 2060, chegando a 67 anos. A ideia é acompanhar o aumento da expectativa de vida dos brasileiros ao chegar à aposentadoria, segundo o secretário da Previdência Social, Marcelo Caetano.

Ele apresentou, nesta terça-feira (6), detalhes da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que trata da reforma da Previdência. A proposta foi protocolada na noite de ontem.

Atualmente, ao chegar aos 65 anos, o brasileiro costuma viver mais 18 anos, em média, segundo estimativas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Isso é chamado de expectativa de sobrevida. Esse número é atualizado todo ano pelo IBGE.

Se os brasileiros passarem a viver mais tempo depois de aposentados, isso vai exigir mais recursos da Previdência. A proposta do governo, então, é "adiar" a aposentadoria: a idade mínima para se aposentar passaria de 65 para 66 anos, depois para 67 anos, e assim sucessivamente.

Segundo o secretário, até 2060 devem acontecer duas revisões --sempre de um ano a mais cada.

Mínimo de 65 anos de idade e 25 anos de contribuição
Uma das principais mudanças proposta é estabelecer um mínimo de 65 anos de idade e 25 anos de contribuição para se aposentar. A regra passaria a ser a mesma para homens e mulheres. Também atingiria não só trabalhadores de empresas privadas, mas também servidores públicos e políticos.

Essas novas regras valeriam para homens com 50 anos ou menos e para mulheres com 45 anos ou menos, na data em que a proposta entrar em vigor.


TEMER - Em reunião na segunda-feira (5), o presidente Michel Temer e o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, já tinham adiantado alguns detalhes da reforma. O governo tinha confirmado que pretende criar uma idade mínima de aposentadoria de 65 anos para todos.

"Eu cito como curiosidade: o primeiro regime previdenciário brasileiro tinha idade mínima de 65 anos --que é a idade que está sendo proposta agora. Foi em 1934, ainda no primeiro período do governo [de Getúlio] Vargas. Em 1934, a idade mínima era 65 anos", disse Padilha.

FONTE: BOCÃO NEWS

Outras notícias

SAÚDE

UPA do Pau Miúdo recebe Certificado de Compromisso da Organização Nacional de Acreditação (ONA)

25 de Julho de 2025

POLÍTICA

Marcell Moraes se reúne com ACM Neto e fortalece compromisso com a causa animal e ambiental na Bahia

24 de Julho de 2025

POLÍTICA

Câmara aprova projeto que indica a ampliação do ensino bilíngue nas escolas municipais de Salvador

24 de Julho de 2025

POLÍTICA

Prefeito Branco Sales articula implantação da CNH Social e chegada do Siretran para Cardeal da Silva

23 de Julho de 2025

SAÚDE

Cardeal realiza Conferência Municipal de Saúde com foco em sustentabilidade, cuidado e inovação

23 de Julho de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024