Quem enrola para sair da cama de manhã é mais inteligente, diz estudo
Segunda-feira às 6h toca o despertador e você nem hesita em apertar o botão de soneca, para mais dez minutos de sono. O problema é que é fácil repetir a operação, duas, três vezes... Sinal de preguiça? Não, indício de que você é uma pessoa mais inteligente, criativa e feliz, segundo estudo inglês conduzido pelos psicólogos Satoshi Kanazawa e Kaja Perina, publicado no site americano "Business Insider".
Ao contrário de seus ancestrais –que acordavam e dormiam cedo--, os seres humanos de hoje se adaptaram ao estilo de vida moderno, que dispensa essa sincronia com a luz do sol, o que por si só é um sinal de inteligência.Para os pesquisadores, reconhecer a necessidade de dormir um pouco mais –e apertar o botão de soneca— mostra capacidade de resolução de problemas, indício de criatividade e independência.
O estudo inglês tem o suporte de um outro similar feito na Universidade Southampton –instituição de ensino do Reino Unido--, que analisou a situação econômica e o padrão de sono de 1.229 pessoas. Aquelas que iam dormir depois das 23h e acordavam após as 8h ganhavam mais dinheiro e tinham um estilo de vida mais feliz.
Mas a ciência também aponta um limite para a preguiça. Quem dorme mais de 12 horas corre mais risco de morrer mais cedo.
Outras notícias
Quase 1 milhão de turistas visitam Salvador com receita de R$ 2 bilhões durante Novembro Salvador Capital Afro
12 de Dezembro de 2025
Simm oferece 569 vagas para esta sexta-feira (12)
12 de Dezembro de 2025
UPA Pirajá/Santo Inácio conquista acreditação ONA 3 e se destaca pela excelência no atendimento
12 de Dezembro de 2025
Leo Prates destaca instalação de Subcomissão Especial da Seca e reforça urgência de ações nacionais contra o “desastre c
12 de Dezembro de 2025
Trânsito na Av. Tancredo Neves será alterado para avanço nas obras de viaduto
11 de Dezembro de 2025
Do amor à indecisão 09 de Março de 2018
TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023
Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019
Lexa se emociona ao comentar indicação no Prêmio Multishow: “Estar de pé já é uma vitória” 11 de Dezembro de 2025