Instituto de Luciano Huck é condenado e terá que indenizar vencedor de concurso

FOTO/REPRODUÇÃO 

O apresentador da Globo, Luciano Huck e seu instituto, o Criar de TV e Cinema, terão que indenizar o vencedor de um concurso realizado em 2013, do qual ajudou na organização e promoção. Tal concurso oferecia uma bolsa de estudos nos Estados Unidos, para o premiado aprimorar os seus conhecimentos técnicos em TV e cinema. Ele foi feito em parceria entre o Criar e a Brax Brazilian Experience.

A celeuma aconteceu porque o vencedor só conseguiu todos os vistos para ir aos EUA poucos dias antes da viagem, e não quando foi declarado o primeiro colocado. Usando esse argumento, a Criar e a Brax não pagaram a bolsa e a viagem prometida em 2013.

No ano seguinte, o argumento apresentado para não pagar a ida do vencedor aos EUA foi ausência de disputa naquele ano por conta da Copa do Mundo no Brasil. Com isso, ele entrou com um processo, que corria na Justiça até o último mês de setembro.

Julgado pela 22ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo, através do relator, o desembargador Roberto Mac Cracken, deu ganho de causa ao vencedor do concurso, e condenou o Instituto criado por Luciano Huck a pagar R$ 5 mil como indenização por danos morais e R$ 28,6 mil como compensação por danos materiais.

Na sentença, o magistrado disse que os criadores do concurso agiram de “notória má-fé” contra quem disputou o prêmio tão prometido. “Com todas as vênias, dias antes da viagem o autor apresentou o visto, inexistindo nos autos prova de que havia um cronograma para apresentação de documentos, conforme bem destacado na sentença recorrida”, afirmou.

O processo ainda cabe recurso em esferas maiores da Justiça brasileira. A Brax, em sua defesa, argumenta que não comprou as passagens por medo do vencedor não ser admitido nos Estados Unidos. Já a Criar, de Luciano Huck, diz que ajudou apenas a organização do concurso.

Outras notícias

POLÍTICA

Samuel Jr. fala em “ditadura do Judiciário” após prisão domiciliar de Bolsonaro e cobra reação da sociedade

07 de Agosto de 2025

EDUCAÇÃO

Tainara Ferreira comenta ataques a Lucas Pizane e critica silenciamento de homens vítimas de assédio

07 de Agosto de 2025

Coautora do livro 'O Futuro das Novas Masculinidades', especialista explicou em vídeo sobre os impactos desses atos na sociedade, independente do gênero.

SAÚDE

Centro de Saúde em Salvador realiza ações educativas sobre hepatites e câncer de cabeça e pescoço

07 de Agosto de 2025

CIDADE

Transalvador altera trânsito no Pelourinho para realização da Flipelô

06 de Agosto de 2025

SAÚDE

“Cantinho da Amamentação” é inaugurado na Unidade Saúde da Família (USF) São Marcos

06 de Agosto de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024