Marinha divulga inquérito com causas do acidente com a lancha Cavalo Marinho I

O inquérito apresentado nesta terça-feira (23) pela Marinha do Brasil constata que as causas do acidente envolvendo a lancha Cavalo Marinho I, ocorrido no dia 24 de outubro de 2017, estão relacionadas com o não cumprimento de critérios de estabilidade exigidos para navegação na área em que operava. A Capitania dos Portos também apontou como responsáveis pelo acidente: o engenheiro e o proprietário da embarcação por negligência e o comandante por imprudência.

Segundo o relatório, o estudo de estabilidade apresentado à Capitania dos Portos pelo engenheiro responsável pelos planos da embarcação informava o contrário do detectado pela perícia.

O inquérito da Marinha tem quase 1.200 páginas. Conforme apontou o vice-almirante Almir Garnier Santos, o resultado apresentado após cinco meses da tragédia seguiu a "agilidade e o rigor" que o complexo caso carecia. Ao todo 48 interrogatórios foram realizados.

"A Marinha se dedica com afinco para fiscalizar o cumprimento das normas de segurança, mas ninguém está em melhores condições de evitar acidentes náuticos do que os condutores e proprietários das embarcações, pois a fiscalização nunca será onipresente, por maior que seja o esforço da Marinha ou de qualquer órgão. Os responsáveis direitos pela segurança da navegação são os próprios navegadores e armadores, que devem cumprir rigorosamente as normas da autoridade marítima", diz um trecho do relatório da Marinha.

No naufrágio ocorrido durante a travessia Mar Grande - Salvador, 19 pessoas morreram na Baía de Todos os Santos.

Outras notícias

POLÍTICA

Samuel Júnior defende postura responsável da oposição em debates sobre segurança após posicionamento de Jerônimo

12 de Agosto de 2025

CIDADE

Cardeal da Silva anuncia implantação de 20 casas populares em parceria com o Ministério das Cidades

11 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Samuel Jr. fala em “ditadura do Judiciário” após prisão domiciliar de Bolsonaro e cobra reação da sociedade

07 de Agosto de 2025

EDUCAÇÃO

Tainara Ferreira comenta ataques a Lucas Pizane e critica silenciamento de homens vítimas de assédio

07 de Agosto de 2025

Coautora do livro 'O Futuro das Novas Masculinidades', especialista explicou em vídeo sobre os impactos desses atos na sociedade, independente do gênero.

SAÚDE

Centro de Saúde em Salvador realiza ações educativas sobre hepatites e câncer de cabeça e pescoço

07 de Agosto de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024