Prefeitura inicia Semana de Mobilização Nacional de combate ao Aedes aegypti

A Semana Nacional de Combate ao Aedes aegypti teve início nesta segunda-feira (26) em Salvador, e segue até a próxima sexta-feira (30), com foco para a prevenção às quatro doenças causadas pelo mosquito: dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

A abertura dos trabalhos aconteceu na manhã de hoje (26), na Praça Irmã Dulce, na Cidade Baixa, quando mais de 200 agentes de endemias estiveram envolvidos na mobilização em várias localidades da capital.

No primeiro dia da estratégia, o técnicos do Centro de Controle de Zoonoses realizara, inspeção em terreiros de religiões de matriz africana e hotéis, prestaram orientação à população em locais de grande movimentação de pessoas como a Praça da Piedade, Largo do Campo Grande e Estação de Trem da Calçada, além de varreduras em localidades com maior vulnerabilidade com aplicação de inseticida e larvicida para eliminação dos criadouros do vetor.

Durante toda a semana, os profissionais realizarão as ações em diversos bairros da cidade como parte do “Plano Verão Sem Mosquito”.  Na quinta-feira (29) os trabalhos acontecerão em locais como Praça Almeida Couto no bairro de Nazaré, Feira da Sete Portas, Largo da Vitória e Parque da Cidade. Já na sexta (30), ocorrerão ações em locais como Estação do Metro (Acesso Norte e Brotas), Praça de Narandiba, Farol da Barra, Elevador Lacerda, Mercado Modelo e Pelourinho.

“Estamos nos aproximando do período de maior risco que é a estação do verão. Nos meses de janeiro a abril, a estratégia reforçará a necessidade de uma rotina de eliminação de criadouros para aumentar a cobertura do município livre do vetor da dengue, zika e chikugunya”, afirma a subgerente das Arboviroses do CCZ, Isolina Miguez. 

LIRAa – Pela segunda vez consecutiva, o Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa) apresentou redução da infestação do mosquito em Salvador. O Índice de Infestação Predial (IIP) da cidade passou de 2,6% (julho/2018) para 2,1% agora em outubro, ou seja, a cada 100 imóveis visitados, pouco mais de dois deles apresentaram focos do vetor.

Apesar da redução do indicador, Salvador permanece em estado de alerta para ocorrência de uma epidemia de dengue, zika vírus e chikungunya. De janeiro a outubro, a capital baiana registrou 1.310 casos prováveis de dengue, sendo 41 confirmados. Foram notificados ainda, 82 casos de Chikungunya e 75 de Zika, com confirmação de 11 e 18 casos, respectivamente.

Outras notícias

SAÚDE

Ypê amplia programa de troca e reembolso para produtos que seguem sob restrição da Anvisa

20 de Junho de 2026

CIDADE

São João altera trânsito em Salvador; confira as mudanças previstas para os festejos

20 de Junho de 2026

POLÍTICA

Governo confirma novo piso nacional de R$ 5,1 mil para professores da educação básica

20 de Junho de 2026

SAÚDE

Dengue: Anvisa cria grupo para avaliar segurança da vacina do Butantan

19 de Junho de 2026

POLÍTICA

João Cláudio Bacelar destaca avanço das obras de mobilidade e requalificação urbana em Salvador

19 de Junho de 2026

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

Advogado baiano viraliza ao retratar com humor o cotidiano da profissão 06 de Maio de 2026

TJBA lança app para vítimas pedirem medida protetiva, nesta segunda-feira 09 de Março de 2026

Maria Bethânia celebra 80 anos e recebe homenagens de fãs e artistas 18 de Junho de 2026

Ex-affairs se revoltam após Vini Jr. negar ingressos para a Copa do Mundo, diz jornal 17 de Junho de 2026