Alunos de escolas públicas e privadas não poderão ser obrigados a participar de festejos religiosos na Bahia
FOTO:REPRODUÇÃO
Legislação pioneira no país de autoria do deputado estadual Samuel Júnior visa preservar a liberdade de escolha religiosa de cada estudante
A Assembleia Legislativa da Bahia aprovou nesta terça-feira (11), o Projeto de Lei que desobriga alunos de unidades escolares das redes públicas e privadas no estado a participarem de festejos religiosos promovidos nas instituições. O novo dispositivo legal de autoria do deputado estadual Samuel Júnior (PDT) preservar a liberdade de escolha religiosa de cada estudante.
“Vivemos num Estado laico e entendemos que alguns festejos religiosos promovidos por escolas são ligados à manifestação cultural, como acontece na Bahia no período junino. No entanto, a obrigatoriedade dos alunos participarem da ocasião fere esse princípio da laicidade. Essas dinâmicas, a maioria das vezes, são inseridas de forma coercitiva para que pontuação seja alcançada nas atividades curriculares. É uma prática inadmissível, uma vez que, pode prejudicar o desempenho escolar do aluno que optar a não se envolver. É preciso alertar os pais que escola não pode se transformar em um palco de doutrinação, a convicção e os valores religiosos dos alunos devem ser respeitados”, justificou o pedetista.
A medida abrange instituições da pré-escola ao ensino médio de todo o estado. Com a promulgação do dispositivo, a Bahia será pioneira no país a promover esse tipo de decreto. Com a aprovação no plenário da ALBA, a medida segue para sanção do governador Rui Costa. A legislação entrará em vigor em todo território baiano após a publicação no Diário Oficial do Estado.
Outras notícias

'Auxílio Mobilidade': desempregados podem ter transporte grátis em Salvador
18 de Agosto de 2025

Agosto Lilás: campanha leva feira, palestras e serviços ao Center Lapa até o dia 22
18 de Agosto de 2025

Leo Prates participa de audiência pública para debater aviação regional em Vitória da Conquista
18 de Agosto de 2025

Salvador pode ganhar hortas comunitárias e escolares para cultivo de cogumelos e incentivo à alimentação saudável
15 de Agosto de 2025

Marcell Moraes defende investimentos no kart para impulsionar esporte e economia em Salvador
14 de Agosto de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
