Dia da Baiana de Acarajé terá homenagem à luta pelo fim da violência contra mulheres

O Dia da Baiana de Acarajé é comemorado em 25 de novembro. Neste ano, as baianas firmaram parceria com a SPM-BA (Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia), aderindo à Campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher.
As baianas participarão de uma missa e, em seguida, o cortejo tomará as ruas do Centro Histórico de Salvador, com as baianas pedindo o fim da violência contra as mulheres. O cortejo ganhará um novo tom, a cor laranja, que é mundialmente utilizada para remeter à causa e gerar o debate e a reflexão da sociedade sobre o tema.
A secretária de Políticas para as Mulheres da Bahia, Olívia Santana, e a Desembargadora Nágila Brito, marcarão presença nas atividades. A concentração das baianas acontecerá às 9h no largo do Pelourinho, a missa terá início às 10h, e o trajeto seguido das atividades culturais e do almoço será a partir das 11h.
A campanha
Com início no dia 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, e fim no dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, a campanha é uma mobilização mundial, que acontece anualmente. O poder público e diversos atores da sociedade civil atuam de forma engajada durante o período, lutando pelo enfrentamento à violência contra as mulheres.
A primeira edição aconteceu em 1991. Atualmente, mais de 160 países participam do movimento, que tem como objetivo apresentar dados, debater o assunto e lutar pelo fim da violência sofrida por mulheres de todo o mundo.
Na Bahia, a campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres começou no dia 20 de novembro, já que no Brasil, o início é antecipado para o Dia Nacional da Consciência Negra, para enfatizar a dupla discriminação sofrida pela mulher negra.
Será realizada uma série de atividades para fortalecer a campanha na Bahia. A Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia realizará ações de diversas vertentes e com diversos públicos no intuito de combater a violência contra as mulheres das mais variadas formas.
Da Redação|Bahia25Horas
Outras notícias
Banco Social Cardinalense é enaltecido durante Encontro Nacional de Prefeitos em Brasília
29 de Janeiro de 2026Iniciativa municipal é reconhecida pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa
CCZ Salvador intensifica inspeções e ações de controle ao Aedes para a Festa de Iemanjá 2026
29 de Janeiro de 2026
Veja os detalhes da programação da 1ª Lavagem do Ceasinha, no Rio Vermelho
29 de Janeiro de 2026
Prefeitura lança planejador de viagens oficial do transporte público em parceria com aplicativo
29 de Janeiro de 2026
Liz no Carnaval? Leo Santana e Lore Improta falam sobre primeira vez da filha na folia de Salvador
29 de Janeiro de 2026
Do amor à indecisão 09 de Março de 2018
TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023
Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019
Liz no Carnaval? Leo Santana e Lore Improta falam sobre primeira vez da filha na folia de Salvador 29 de Janeiro de 2026