México tem primeira vacina contra dengue registrada no mundo

 

FONTE: BOCÃO NEWS

O México aprovou hoje (9) o registro da vacina contra a dengue da Sanofi Pasteur, que também está com pedido de registro no Brasil. “É a primeira vacina contra a dengue que recebeu a aprovação por uma agência reguladora em todo o mundo”, disse a diretora médica do laboratório, Lúcia Bricks.
 
A agência reguladora mexicana indica o produto para a faixa etária entre nove e 45 anos. De acordo com o laboratório francês, o imunizante tem eficácia de 60,8% contra os quatro sorotipos da doença, taxa de redução de hospitalização de 80,3% e diminuição de 95,5% de casos graves da dengue. A imunização deverá ser feita em três doses, com intervalos de seis meses.
 
Segundo o laboratório, o desenvolvimento deste produto levou cerca de 20 anos e, até o final de dezembro, o pedido de registro terá sido feito em pelo menos 20 países. 
 
Para o desenvolvimento da vacina, os testes foram feitos em pessoas entre nove meses e 60 anos, porém a agência reguladora, baseada nos estudos, decide qual vai ser a faixa etária de indicação no país. Em estudos mais recentes, a Sanofi concluiu que a eficácia do produto é maior em pessoas com mais de nove anos. 
 
Em outubro, a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) aprovou a liberação comercial da do produto no Brasil. Falta agora o registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O pedido foi submetido à agência em março deste ano e não tem prazo para o resultado final do processo.
 
Uma vacina contra a dengue está em desenvolvimento no Brasil pelo laboratório público Butantan, porém, ainda está em fase de estudo. O pedido de autorização para começar a fase três, na qual a eficácia do produto será analisada, está em avaliação pela Anvisa.
 
Dados do Ministério da Saúde mostram que 1,5 milhões de pessoas tiveram dengue no Brasil, em 2015, e 811 morreram em decorrência do vírus. Levantamento da pasta ainda revela que 199 municípios brasileiros estão em situação de risco de surto de dengue para o ano que vem. Se comparado o ano de 2015 ao de 2013, quando houve uma epidemia da doença pelo surgimento do sorotipo 4 do vírus, houve aumento de 7% nos registros de pessoas infectadas pela dengue.

Outras notícias

POLÍTICA

Banco Social Cardinalense é enaltecido durante Encontro Nacional de Prefeitos em Brasília

29 de Janeiro de 2026

Iniciativa municipal é reconhecida pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa

SAÚDE

CCZ Salvador intensifica inspeções e ações de controle ao Aedes para a Festa de Iemanjá 2026

29 de Janeiro de 2026

CULTURA

Veja os detalhes da programação da 1ª Lavagem do Ceasinha, no Rio Vermelho

29 de Janeiro de 2026

CIDADE

Prefeitura lança planejador de viagens oficial do transporte público em parceria com aplicativo

29 de Janeiro de 2026

FAMOSOS

Liz no Carnaval? Leo Santana e Lore Improta falam sobre primeira vez da filha na folia de Salvador

29 de Janeiro de 2026

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Liz no Carnaval? Leo Santana e Lore Improta falam sobre primeira vez da filha na folia de Salvador 29 de Janeiro de 2026

Autora de Bridgerton está confirmada na Bienal do Livro Bahia 2026 28 de Janeiro de 2026