‘Envelhecimento feminino é natural e não deve ser temido', afirma ginecologista

 

O ato de envelhecer assusta muitas mulheres, principalmente, em uma sociedade com padrões estéticos fortemente enraizados. No entanto, de acordo com a ginecologista e especialista em terapia hormonal da Clínica Sagio, Rosa Araújo, envelhecer é natural e não deve ser temido, mas abordado com a devida importância para conseguir manter um estilo de vida saudável durante a terceira idade.

“Com a evolução da medicina hoje podemos envelhecer com uma qualidade de vida melhor, sendo mais ativos, fortes, resistentes, saudáveis. Aquela preguiça, cansaço ao extremo, queda da libido, sono e apatia podem ter soluções. Os hormônios sofrem alterações ao longo dos anos e apresentam uma queda significativa após os 35 anos, por isso, recomendo sempre a prática de hábitos saudáveis para um envelhecimento com qualidade de vida”, afirma Rosa Araújo.

O cuidado com a saúde da mulher deve ser levado em consideração desde a infância e, também nesta fase da vida já deve ser inserida a alimentação saudável e prática de atividades físicas com o objetivo de criar bons hábitos . Inclusive, a alimentação inadequada na infância, sedentarismo e irregularidade do sono sao  fatores correlacionados  as queixas de cólicas e de TPM.
 
Ter conhecimento sobre quais são os cuidados essenciais com a saúde da mulher garantem longevidade, além de uma qualidade de vida ainda melhor. As vantagens não param por aí, pois também é possível diagnosticar doenças de forma precoce, aumentando significativamente a chance de cura ou até mesmo preveni-las antes mesmo que aconteçam.  
 
A partir dos 40 anos, as mulheres já podem começar a sentir os efeitos do climatério, fase de transição entre o período reprodutivo e o não reprodutivo, que antecede à menopausa, como as ondas de calor, distúrbios do sono e em muitos casos, depressão e ansiedade. 

Durante este período, em que os ovários reduzem a produção do estrogênio e gradativamente se preparam para a cessação da menstruação, é necessário o auxílio médico para conseguir amenizar os prováveis sintomas da menopausa.
 
É relevante destacar também que as mulheres sofrem diversas mudanças físicas e hormonais durante toda a vida e que saber lidar com essas transformações pode garantir bem estar em todas as idades. Em função dessas alterações, as especialistas recomendam que as mulheres procurem ajuda médica para esclarecimento e avaliação da reposição hormonal.
 
“A terapia hormonal pode devolver a autoestima e o bem estar às mulheres. Digo sempre que hormônio é vida. Existem vários métodos de reposição hormonal que devem ser discutidos com seu médico. Vários estudos mostram que mulheres que fazem terapia hormonal diminuem os riscos de doenças cardiovasculares, osteoporose e doenças neurológicas degenerativas”, conclui a ginecologista e especialista em terapia hormonal da Clínica Sagio, Rosa Araújo.

Outras notícias

SAÚDE

Ypê amplia programa de troca e reembolso para produtos que seguem sob restrição da Anvisa

20 de Junho de 2026

CIDADE

São João altera trânsito em Salvador; confira as mudanças previstas para os festejos

20 de Junho de 2026

POLÍTICA

Governo confirma novo piso nacional de R$ 5,1 mil para professores da educação básica

20 de Junho de 2026

SAÚDE

Dengue: Anvisa cria grupo para avaliar segurança da vacina do Butantan

19 de Junho de 2026

POLÍTICA

João Cláudio Bacelar destaca avanço das obras de mobilidade e requalificação urbana em Salvador

19 de Junho de 2026

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

Advogado baiano viraliza ao retratar com humor o cotidiano da profissão 06 de Maio de 2026

TJBA lança app para vítimas pedirem medida protetiva, nesta segunda-feira 09 de Março de 2026

Maria Bethânia celebra 80 anos e recebe homenagens de fãs e artistas 18 de Junho de 2026

Ex-affairs se revoltam após Vini Jr. negar ingressos para a Copa do Mundo, diz jornal 17 de Junho de 2026