Governador critica resistência de professores sobre retorno das aulas

FOTO: REPRODUÇÃO

 

Em conversa com a imprensa, na manhã desta quinta-feira (22),  o governador Rui Costa, criticou a decisão  do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB) de orientar os professores para não retornarem às salas de aula neste mês de Julho.  Os estudantes do ensino médio retornarão as aulas semipresenciais na próxima segunda-feira (26) em sistema hibrido, já os do ensino fundamental a partir do dia 9 de agosto.

Rui citou diversas categorias que não pararam e permanecem trabalhando desde o início da pandemia, diferentemente dos professores. 

“Vocês da imprensa estão trabalhando desde o início da pandemia. Os policiais, trabalhadores da indústria, limpeza pública, padarias, supermercados, feiras, bancos e farmácias também estão trabalhando. Ou seja, todos os trabalhadores brasileiros e baianos estão trabalhando desde o início da pandemia”, disse. 

De acordo com o governador, os professores da rede estadual de ensino já tomaram, pelo menos, a primeira dose da vacina contra a Covid-19 e mais de 80% já teria completado a imunização com a segunda dose.

Para o gestor a categoria foi privilegiada em voltar a trabalhar somente depois de  100% da categoria ter tomado a primeira dose da vacina e mais 80% a segunda.

“Esse era o desejo de todos os trabalhadores brasileiros: de só voltar depois, de pelo menos, ter tomado a primeira dose [...] acho que cada um nós, servidor público, tem que dá a sua parcela de contribuição, deixar o egoísmo e dá uma pequena parcela para ajudar as pessoas”, pontuou  o gestor estadual.

O retorno das aulas está programado para ocorrer com as turmas divididas pela metade, para seguir o protocolo de manter 50% da capacidade das salas de aula.

O primeiro bloco será formado por alunos com nomes iniciados entre as letras 'A' e 'I', e o segundo, de 'J' a 'Z'. Cada escola poderá ajustar a escala de acordo com a realidade das classes.

As unidades deverão programar as aulas de modo que, enquanto metade dos alunos participe das atividades presenciais, a outra parte desenvolva trabalhos remotos, mantendo a mesma carga horária e em dias alternados para cada turma.

 

Outras notícias

SAÚDE

Ypê amplia programa de troca e reembolso para produtos que seguem sob restrição da Anvisa

20 de Junho de 2026

CIDADE

São João altera trânsito em Salvador; confira as mudanças previstas para os festejos

20 de Junho de 2026

POLÍTICA

Governo confirma novo piso nacional de R$ 5,1 mil para professores da educação básica

20 de Junho de 2026

SAÚDE

Dengue: Anvisa cria grupo para avaliar segurança da vacina do Butantan

19 de Junho de 2026

POLÍTICA

João Cláudio Bacelar destaca avanço das obras de mobilidade e requalificação urbana em Salvador

19 de Junho de 2026

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

Advogado baiano viraliza ao retratar com humor o cotidiano da profissão 06 de Maio de 2026

TJBA lança app para vítimas pedirem medida protetiva, nesta segunda-feira 09 de Março de 2026

Maria Bethânia celebra 80 anos e recebe homenagens de fãs e artistas 18 de Junho de 2026

Ex-affairs se revoltam após Vini Jr. negar ingressos para a Copa do Mundo, diz jornal 17 de Junho de 2026