Frota de ônibus com ar condicionado aumenta para 169 em Salvador, diz Prefeitura

Quem utiliza o transporte coletivo em Salvador poderá contar, em breve, com 169 novos ônibus, todos com ar condicionado. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (10) pelo prefeito Bruno Reis, que está em São Paulo acompanhado do secretário de Mobilidade (Semob), Fabrizzio Mulle segundo divulgou a assessoria de comunicação da Prefeitura. Ambos visitaram a fábrica da montadora durante a manhã para conhecer de perto os novos veículos que farão parte da frota regular da cidade.

“Todos sabem que o maior problema de Salvador é o transporte público. Mesmo em um momento de crise, que foi agravado pela pandemia, estamos fazendo a maior aquisição (de ônibus) no Brasil, inclusive é a maior entrega que a montadora está fazendo este ano dentre os seus compradores. Com a chegada desses ônibus, praticamente 40% de toda a frota terá ar condicionado. Essa política será seguida, ano a ano, de investir e renovar os ônibus até a totalidade da frota na cidade”, declarou Bruno Reis.

Atualmente, a cidade possui 199 veículos climatizados. Com a nova aquisição, a cidade passa a contar com uma frota de 368 veículos deste tipo. “Em que pese o sistema ainda estar sofrendo os efeitos da pandemia, que agravou ainda mais a situação financeira das empresas, com uma aquisição deste porte Salvador sinaliza claramente seus objetivos para o transporte público, buscando oferecer mais qualidade e conforto para a população que utiliza os ônibus da cidade”, destacou Muller.

FOTO: REPRODUÇÃO

Os veículos serão operados pelas empresas OTTrans e Plataforma e começam a ser entregues ainda este mês de setembro, de forma escalonada, e já poderão entrar de forma imediata na operação. Até o final de outubro, todos os ônibus devem estar em circulação na cidade.

As linhas que receberão os novos veículos ainda estão sendo definidas e serão anunciadas em breve. “Daremos preferência às linhas que transportam um maior número de usuários e que tenham percursos mais longos, passando por grandes corredores de tráfego”, completou o secretário.

Os novos veículos terão motor de combustão a diesel do tipo Euro 5, que emitem até 60% menos a descarga de óxido de nitrogênio na atmosfera, além de reduzir também a emissão de monóxido de carbono e hidrocarbonetos totais, entre outros gases poluentes. Compostos por equipamentos de acessibilidade, os ônibus possuem capacidade de transporte padrão para, aproximadamente, 40 passageiros sentados.

Outras notícias

SAÚDE

Ypê amplia programa de troca e reembolso para produtos que seguem sob restrição da Anvisa

20 de Junho de 2026

CIDADE

São João altera trânsito em Salvador; confira as mudanças previstas para os festejos

20 de Junho de 2026

POLÍTICA

Governo confirma novo piso nacional de R$ 5,1 mil para professores da educação básica

20 de Junho de 2026

SAÚDE

Dengue: Anvisa cria grupo para avaliar segurança da vacina do Butantan

19 de Junho de 2026

POLÍTICA

João Cláudio Bacelar destaca avanço das obras de mobilidade e requalificação urbana em Salvador

19 de Junho de 2026

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

Advogado baiano viraliza ao retratar com humor o cotidiano da profissão 06 de Maio de 2026

TJBA lança app para vítimas pedirem medida protetiva, nesta segunda-feira 09 de Março de 2026

Maria Bethânia celebra 80 anos e recebe homenagens de fãs e artistas 18 de Junho de 2026

Ex-affairs se revoltam após Vini Jr. negar ingressos para a Copa do Mundo, diz jornal 17 de Junho de 2026